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http://hdl.handle.net/123456789/3881
Título: | RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A ATUAÇÃO DA PSICÓLOGA ESCOLAR: a urgente necessidade de uma formação para a diversidade |
Título(s) alternativo(s): | ETHNIC-RACIAL RELATIONS AND THE SCHOOL PSYCHOLOGIST'S ACT: The urgent need for diversity training |
Autor(es): | AMORIM, Amanda Santos Pereira de |
Palavras-chave: | Relações étnico-raciais; Racismo; Psicologia Escolar; Psicóloga Escolar;Representações sociais Ethnic-racial relations; Racism; School Psychology; School Psychologist; Social representations |
Data do documento: | 19-Jul-2019 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar a atuação da psicóloga escolar frente às relações étnico-raciais na escola. Para tanto, foram considerados os seguintes objetivos específicos: caracterizar o perfil biossociodemográfico e profissional das participantes; investigar as representações sociais das psicólogas escolares sobre as relações étnico-raciais; averiguar a formação destas profissionais a respeito da temática étnico-racial; identificar estratégias de intervenção utilizadas pelas entrevistadas diante das relações étnico-raciais no contexto escolar em que atuam. Participaram da pesquisa seis psicólogas e um psicólogo que atuam na área escolar, os quais responderam a um questionário e a um roteiro de entrevista semi-estruturada. Os dados do questionário foram analisados por meio de estatística descritiva (frequência absoluta) e as falas das entrevistadas foram processadas no software de análises de dados textuais, IRAMUTEQ. Os resultados versaram a respeito de relatos da rotina escolar acerca das relações étnico-raciais, sobre as repercussões da temática étnico-racial na prática profissional e o percurso de formação das entrevistadas. Destaca-se que as representações das relações étnico-raciais forjadas pelas participantes trazem elementos relacionados à negação de impactos dessa relação no contexto escolar ou o reconhecimento da mesma como questão interpessoal, principalmente. Houve unanimidade quanto ao reconhecimento da ausência ou carência de formação a respeito da temática étnico-racial, o que relaciona-se diretamente com as representações sociais forjadas pelo grupo e pelas intervenções apontadas, focadas em ações pontuais com os atores diretamente envolvidos nas queixas que chegaram aos serviços de psicologia, não abrangendo ações institucionais na maior parte dos estabelecimentos. Constata-se a necessidade da Psicologia, especialmente da Psicologia Escolar, assumir seu compromisso social de formação política, técnica e cientifica a respeito das relações étnico-raciais. |
Descrição: | The present study aims to analyze the performance of the school psychologist in relation to ethnic-racial relations in school. To do so, the following specific objectives were considered: to characterize the participants' biosociodemographic and professional profile; to investigate the social representations of school psychologists on ethnic-racial relations; to investigate the training of these professionals on ethnic-racial issues; identify intervention strategies used by the interviewees in relation to ethnic-racial relations in the school context in which they work. Six psychologists and a psychologist working in the school area participated in the study, who answered a questionnaire and a semi-structured interview script. The questionnaire data were analyzed using descriptive statistics (absolute frequency) and the interviewees' speeches were processed in the textual data analysis software, IRAMUTEQ. The results were related to reports of the school routine about ethnic racial relations, the repercussions of ethnic-racial issues on professional practice, and the training of interviewees. It should be emphasized that the representation of the ethnic-racial relations forged by the participants brings elements related to the denial of impacts of this relation in the school context or the recognition of the same as interpersonal question, mainly. There was unanimity regarding the recognition of the absence or lack of training regarding ethnic-racial issues, which directly related to the social representations forged by the group and the interventions pointed out, focused on specific actions with the actors directly involved in the complaints that arrived at the services of psychology, not covering institutional actions in most establishments. It is observed the need of Psychology, especially of School Psychology, to assume its social commitment of political, technical and scientific formation regarding ethnic-racial relations. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3881 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga |
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