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Título: Educação popular em saúde nos terreiros da grande São Luís: o que a Psicologia tem a escutar?
Título(s) alternativo(s): Popular health education in the terreiros of Greater São Luís: what does psychology have to hear?
Autor(es): SANTOS, Andresa Barros
Palavras-chave: Comunidade de terreiro
Educação popular em Saúde e Psicologia
Terreiro Community
Popular Health Education and Psychology
Data do documento: 26-Jul-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Apesar das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que legitimam a obrigatoriedade da discussão de questões étnicas em todos os campos da educação, pouco encontra-se fora das ciências sociais sobre as populações de matrizes africanas e conseguintemente sobre comunidades de terreiro. Destaca-se assim a importância de revisitarmos essas comunidades, afim de desenvolver e estreitar seus laços com a psicologia. Uma das formas de aproximação desses campos é a utilização da educação popular em saúde como recurso pedagógico, maneira utilizada e discutida no presente trabalho. Enquanto percurso metodológico adotou-se a etnopesquisa crítica, de cunho qualitativa, do tipo exploratória, com abordagem etnometodológica, através da imersão no campo de pesquisa. Enquanto ferramentas de pesquisa, utilizou-se um questionário de identificação dos colaboradores; entrevistas semiestruturadas com membros de comunidades, observação participante na comunidade Ilê Axé Alagbedê Olodumaré (IAAO) e diário de campo. Identificou-se através dos resultados que o diálogo entre a Psicologia e as Comunidades de terreiro é propicio para o desenvolvimento de ambos os campos, mas necessita de fortalecimento e de instrumentação institucional, e que a educação popular em saúde é um forte elemento potencializador nessa condução. As universidades e campos de formação e discussão sobre Psicologia precisam incluir a diversidade de saberes em suas pautas.
Descrição: ABSTRACT Despite laws 10,639 / 2003 and 11,645 / 2008, which legitimize the obligation to discuss ethnic issues in all fields of education, little is found outside the social sciences on African parent populations and thus on terreiro communities. This highlights the importance of revisiting these communities in order to develop and strengthen their ties with psychology. One of the ways of approaching these fields is the use of popular health education as a pedagogical resource, the way used and discussed in the present work. As a methodological approach, it was adopted the exploratory ethno-critical research of qualitative nature, with ethnomethodological approach, through immersion in the research field. As research tools, we used a questionnaire to identify employees; semi-structured interviews with community members, participant observation in the community Ilê Axé Alagbedê Olodumaré (IAAO) and field diary. It was identified through the results that the dialogue between Psychology and the communities of terreiro is conducive to the development of both fields, but needs strengthening and institutional instrumentation, and that popular health education is a strong potentializing element in this conduct. . Universities and fields of training and discussion about psychology need to include the diversity of knowledge in their agenda.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3887
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TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

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