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Título: A inteligência emocional como característica do líder na resolução de conflitos
Título(s) alternativo(s): A inteligência emocional como característica do líder na resolução de conflitos
Autor(es): RIBEIRO, Luiz Felipe Alves
Palavras-chave: Inteligência Emocional
Liderança
Trabalho
Conflito
Habilidades sociais
Emotional ontelligence
Leadership
Work
Conflict
Social skills
Data do documento: 12-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resolver conflitos que surgem no ambiente organizacional é uma das tarefas que o líder deve se preocupar. Desse modo, além da Inteligência Racional e das habilida-des técnicas necessárias, ele também deve ser dotado de Inteligência Emocional, isto é, ter a capacidade de reconhecer suas próprias emoções e também dos seus colaboradores, podendo influenciar essas emoções para produzir resultados. Para isso, devem desempenhar de modo eficiente suas funções de líder, visando à produ-tividade na organização e tentando minimizar a ação negativa dos conflitos. O pre-sente estudo tem como objetivo analisar, através de publicações científicas, a impor-tância da inteligência emocional como característica necessária ao líder para a reso-lução de conflitos no ambiente de trabalho e também refletir sobre a inteligência emocional como perspectiva para a resolução de conflitos nesse ambiente, para as-sim compreender a importância da inteligência emocional, categorizando-a como uma habilidade social necessária para saber lidar com conflitos humanos no alcance de objetivos. Por meio de estudo bibliográfico levantou-se material sobre os temas em questão. Acredita-se que discutir esta temática torna-se necessária porque o la-do emocional das pessoas não é levado muitas vezes em considerações nas orga-nizações, o que dificulta as relações e torna o ambiente conflituoso, possibilitando um maior adoecimento dos trabalhadores nesses espaços. Demonstra-se a grande importância da Inteligência Emocional na figura do líder, que terá como tarefa tentar resolver conflitos.
Descrição: ABSTRACT Resolving conflicts that arise in the organizational environment is one of the tasks the leader must be concerned about. In addition to the Rational Intelligence and to the necessary technical skills, it must also be endowed with Emotional Intelligence i.e, the ability to recognize owns emotions as so for the employee’s emotions, influencing those emotions to produce results. For this, it must efficiently perform its functions of leader, aiming at productivity in the organization and trying to minimize the negative characteristics of conflicts. The present study aims to analyze the importance of emo-tional intelligence as a necessary characteristic for the leader to resolve conflicts in the organizational environment. It also reflects on emotional intelligence as a per-spective for the resolution of conflicts in such environment, in order to understand the importance of emotional intelligence, categorizing it as a social skill necessary to deal with human conflicts in achieving goals. We have used a bibliographical study ap-proach. Discussing this issue is necessary because the emotional side of people is often not taken into consideration in organizations, which makes relations difficult and makes the environment conflicting, increasing workers’ susceptibility to illness in such spaces. Demonstrating the great importance of Emotional Intelligence in the figure of the leader, whose task is to try to resolve conflicts.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3904
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

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