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http://hdl.handle.net/123456789/3905
Título: | Educação sexual: um estudo com psicólogas(os) dos Institutos Federais de Educação da Grande Ilha de São Luís – MA |
Título(s) alternativo(s): | Sex education: a study with psychologists of the Federal Institute of Education of the Big Island of São Luís - MA |
Autor(es): | SILVA, Maayan Marie Sousa da |
Palavras-chave: | Educação sexual Psicologia escolar e educacional Políticas públicas Sex education School and educational Psychology Public policies |
Data do documento: | 17-Jul-2019 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | A Educação Sexual é um tema relevante e urgente, que deve ser discutido nas instituições educacionais, em virtude, principalmente, da ocorrência de diversos tipos de violências relacionadas à sexualidade. Embora haja algumas Políticas Públicas, essas não têm sido efetivadas na prática. A(O) psicóloga(o) que trabalha na interface Psicologia e Educação poderia mediar o processo de Educação Sexual, se estivesse garantida, por lei, a sua atuação na instituição educacional. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo caracterizar as práticas em Educação Sexual desenvolvidas por psicólogos(as) dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) da Grande Ilha de São Luís – MA. A amostra foi constituída por quatro psicólogos(as) de ambos os sexos, com experiência de 8 a 22 anos na referida instituição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com base no Método Dialético. Utilizaram-se como instrumentos: a) um Questionário Profissional; b) um Roteiro de Entrevista; e c) norte dos procedimentos éticos – Código de Ética Profissional do Psicólogo e a Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Os principais resultados obtidos foram: há demanda por Educação Sexual – atendimentos individuais, projetos interdisciplinares, entre outras –; as expressões de diversidade sexual geram incômodo em alguns servidores da instituição; e as(os) psicólogas(os) não identificam suas práticas como Educação Sexual. Elegeram-se duas categorias de análise: 1) Percepções e demandas dos atores da instituição educacional; e 2) Informações demonstradas pelas(os) participantes sobre a Educação Sexual. No tocante às principais considerações, destacam-se: a contribuição incisiva da(o) psicóloga(o) na concretização das Políticas Públicas relativas à Educação Sexual; e o compromisso ético da comunidade escolar em discutir a Educação Sexual, contemplando a diversidade sexual e de gênero, na tentativa de enfrentar violências no contexto educacional. |
Descrição: | ABSTRACT Sex Education is a relevant and urgent theme that must be discussed within Educational Institutions, mainly due to the occurrence of several types of violence related to sexuality. Despite there being some existing Public Policies, these have not been put to practice. The psychologist that acts on the Psychology-Education interface could mediate the Sex Education process if, by law, their operation on the educational institution was guaranteed. In this sense, this study aimed to characterize practices in Sex Education that were adopted by psychologists from the Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA – Federal Institutes of Education, Science and Technology) in the Island of São Luís, Maranhão. Samples constituted of four psychologists from both sexes, with experience ranging from 8 to 22 years at the referred institution. This is a qualitative and quantitative research, based on the Dialectic Method. We used as instruments: a) a Professional Questionnaire; b) an Interview Script; c) guide of ethical proceedings – Professional Ethical Code of the Psychologist and Resolution nº 510 of the Conselho Nacional de Saúde/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (National Council of Health/National Commission of Research Ethics). Our main results were as follows: there is a demand for Sex Education – individual calls, interdisciplinary projects and so on; expressions of sexual diversity generate discomfort in some workers of the institution; and psychologists did not identify their practices as Sex Education. Two analysis categories were selected: 1) Perceptions and demand from the educational institution participants; and 2) Information demonstrated by the participants on Sex Education. When it comes to our main considerations, we highlight: the incisive contribution of the psychologist in concretizing Public Policies related to Sex Education; and the ethical commitment of the scholar community in discussing Sex Education, contemplating sexual diversity and gender, in the attempt of fighting violence in the educational context. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3905 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga |
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