Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3906
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dc.contributor.authorSANTOS, Marcos Abraão Borges-
dc.date.accessioned2019-10-10T16:22:04Z-
dc.date.available2019-10-10T16:22:04Z-
dc.date.issued2019-07-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3906-
dc.descriptionABSTRACT Advances in inclusive education in Brazil since the 1990s have been increasing the number of students diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD) in regular classes of primary education. Considering this reality, the present study investigated the subjective effects of this inclusion for the teachers who work in the early years of primary education in municipal schools of São Luís, the capital city of Maranhão in the northeast of Brazil. This study sought to know where and how the inclusion of students with ASD is carried out, to what extent teachers are affected, how they feel and what perception they have about the inclusion of these students. Thus, a structured interview with the Municipal Department of Education was carried out, in addition to semi-structured interviews with teachers from municipal public schools. The interviews with the teachers were analyzed according to the theoretical reference of the Institutional Analysis of the Discourse. The analysis of the results presented the following thematic categories: imaginary about the autistic child; reactions and feelings towards the autistic child; inclusion and supposition of the subject; posture on inclusion; support, system, and limitations. In the end, it was identified that there are significant effects for teachers working in inclusion and that the presence of a support network that includes their questions and feelings in the inclusive process is fundamental for the effectiveness of inclusion policiespt_BR
dc.description.abstractOs avanços em relação à educação inclusiva no Brasil a partir da década de 1990 vem proporcionando o aumento da entrada de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em turmas regulares do ensino fundamental. Considerando essa realidade, o presente trabalho investigou os efeitos subjetivos dessa inclusão para os professores que atuam no ensino fundamental I em escolas municipais de São Luís, capital do Maranhão. Buscou-se conhecer onde e como é realizada a inclusão de alunos com TEA, em que medida os professores são afetados, como se sentem e que percepção possuem sobre a inclusão desses alunos. Desse modo, primeiramente, foi realizada uma entrevista estruturada com a Secretaria Municipal de Educação, além de entrevistas semiestruturadas com professores de escolas públicas municipais. As entrevistas com os professores foram analisadas segundo o referencial teórico da Análise Institucional do Discurso (AID). A análise dos resultados apresentou as seguintes categorias temáticas: imaginário sobre o autista; reações e sentimentos frente ao autista; inclusão e suposição de sujeito; postura frente à inclusão; suporte, sistema e limitações. Ao final, identificou-se que há efeitos significativos para os professores que trabalham na inclusão e que a presença de uma rede de suporte que inclua suas questões e sentimentos no processo inclusivo é fundamental para a efetividade das políticas de inclusão.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.titleO discurso de professoras na inclusão de crianças com autismopt_BR
dc.title.alternativeTeachers' discourse on the inclusion of children with autismpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

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