Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3909
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPAIVA, Tarciany Santos-
dc.date.accessioned2019-10-11T12:25:15Z-
dc.date.available2019-10-11T12:25:15Z-
dc.date.issued2019-07-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3909-
dc.descriptionABSTRACT The Vocational choice has been associated with entry into Higher Education. The programs to acess Higher Education Institutions (HEIs) contribute to ensuring the permanence in these HEIs, however, there are many drop-outs and course changes, sometimes related to non-identification. This situation results in economic, social, educational and other waste. The objective of this study was to analyze the conceptions of Psychology students, former participants of the Vocational Guidance (VG), about their choice of course. A qualitative and quantitative field research was carried out in São Luís-MA. The sample consisted of five students, from the 2nd to the 10th period, of both genders and between 19 and 24 years of age. The following instruments were used: a Socioeconomic questionnaire and an Interview script. Ethical procedures was guided by: Resolution No. 510/2016 of the National Health Council / National Commission of Ethics and Research and the Code of Ethics of the Psychologist. The analysis of the data was carried out based on Dialetic method, obtaining two categories: Characterization of the VG received by the students of Psychology and psychosocial aspects of the course choice. Main results and discussions about the VG: the motivation for the search for this service; offering in private environments; as mediator of professional choice; and the plurality of means and instruments used in the proceedings. Main considerations about VG: socioeconomic condition of those who enjoyed this service; and as an alternative for the reduction of dropouts in Higher Education.pt_BR
dc.description.abstractA Escolha Profissional tem sido associada ao ingresso no Ensino Superior. Programas de acesso às Instituições de Ensino Superior (IES) contribuem para assegurar a permanência nessas IES, contudo, há muitas desistências e trocas de cursos, por vezes, relacionadas à não identificação. Essa situação resulta em desperdícios econômicos, sociais, educacionais e outros. O objetivo deste estudo foi analisar as concepções de alunos de Psicologia, ex-participantes da Orientação Profissional (OP), sobre a sua escolha de curso. Realizou-se uma pesquisa de campo de caráter predominantemente qualitativo, em São Luís–MA. A amostra foi composta por cinco alunos, do 2º ao 10º período, de ambos os sexos e faixa etária entre 19 e 24 anos. Utilizou-se como instrumentos: um Questionário socioeconômico e um Roteiro de entrevista. Nortearam os procedimentos éticos: A Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde/Comissão Nacional de Ética e Pesquisa e o Código de Ética do Psicólogo. A análise dos dados foi realizada à luz do método Dialético, obtendo-se duas categorias: Caracterização da OP recebida pelos alunos de Psicologia e Aspectos psicossociais da escolha do Curso. Principais resultados e discussões sobre a OP: A motivação pela busca desse serviço; o oferecimento nos ambientes privados; como mediadora da escolha profissional; e a pluralidade dos meios e instrumentos utilizados nos processos. Principais considerações sobre a OP: condição socioeconômica de quem usufruiu desse serviço; e como alternativa para a diminuição da evasão no Ensino Superior.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEscolha profissionalpt_BR
dc.subjectOrientação profissionalpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectPsicologia escolar e educacionalpt_BR
dc.subjectVocational choicept_BR
dc.subjectVocational guidancept_BR
dc.subjectPsychologypt_BR
dc.subjectScholar psychologypt_BR
dc.titleEscolha do Curso: concepções de alunos de Psicologia, ex-participantes da orientação profissionalpt_BR
dc.title.alternativeCourse Choice: Psychology students' conceptions, former vocational guidance participantspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TarcianyPaiva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.