Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3912
Título: A queixa escolar e as possibilidades de atuação de psicólogos no contexto educacional
Título(s) alternativo(s): The school complaint and the possibilities of performance of psychologists in the educational context
Autor(es): QUEIROZ, Yasmim Nascimento
Palavras-chave: Psicologia escolar
Queixas escolares
Atuação profissional
School psychology
School complaints
Professional acting
Data do documento: 9-Jul-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O presente estudo objetivou analisar como os psicólogos escolares, que trabalham em instituições de ensino da rede pública e privada, atuam junto às queixas escolares. Dessa forma, buscou-se mapear quais as principais queixas apresentadas; conhecer as concepções dos profissionais sobre os fatores que produzem o fenômeno; identificar as ações interventivas realizadas no atendimento às queixas; explorar as dificuldades e desafios de atuação no contexto educacional. Para obter as informações necessárias ao alcance dos objetivos da pesquisa, foram entrevistados quatro profissionais utilizando um roteiro de entrevista semiestruturado. A partir das informações coletadas se construiu cinco categorias de análise: I - Aproximação e inserção na área; II - Principais queixas encaminhadas aos participantes; III - Fatores que influenciam o surgimento das queixas; IV - Ações desenvolvidas no atendimento às queixas escolares; V - Desafios de atuação no contexto educacional. Os resultados indicaram que as principais queixas relatadas foram “indisciplina”, “desmotivação”, “depressão”, “tendências suicidas” e “bullying”. Os fatores apontados como causas do fenômeno se relacionam a questões individuais, institucionais, pedagógicas e socioculturais. Na intervenção junto às queixas, há reuniões com a equipe pedagógica, escuta psicológica, atividades grupais, entrevistas com pais e acompanhamento psicopedagógico. Por último, as dificuldades apontadas, predominantemente, foram a visão clínica da prática profissional por parte da escola e da família, baixa adesão às intervenções e relações institucionais. Considera-se que o modo como os profissionais compreendem a produção do fenômeno têm influências da discussão crítica em Psicologia Escolar e Educacional (PEE) e desenvolvem ações interventivas que, na literatura em PEE, são propostas aos psicólogos escolares, contudo, aponta-se para a relevância de estratégias de intervenção que possibilitem maior participação dos pais e professores. É destacada, também, a possibilidade de intervenção junto à equipe pedagógica, tendo em vista as dificuldades relatadas sobre a atuação no contexto educacional. Sugere-se a continuidade de estudos nessa direção com ampliação da amostra e ampliação da descrição de procedimentos utilizados para o enfrentamento dessas problemáticas.
Descrição: ABSTRACT This study aimed to deepen how school psychologists, who work in public and private educational institutions, deal with school complaints. Therefore, it’s sought to map the main school complaints; to know the professionals' conceptions about the school complaints’ causes; to identify the interventions used to attend that; to probe the labor's difficulties in the educational context. For undertaking this study, four professionals were interviewed, using a semi-structured interview guide. From the information collected, it's constructed five categories of analysis: I - Approximation and insertion in the area; II - Main complaints addressed to psychologists; III - Factors that produce the school complaints; IV - Interventions used to attend the school complains; V - Labor's difficulties in the educational context. The results indicated that the main school complaints reported were “indiscipline”, “lack of motivation”, “depression”, “suicidal tendencies”, and “bullying”. The complaints’ causes pointed relate to individual, institutional, pedagogical, and socio-cultural issues. In the interventions, there are meetings with the pedagogical staff, psychological listening, group activities, interview with parents, and psycho-pedagogical support. Finally, the main difficulties reported were the clinical perspective on professional practice, low adherence to interventions, and issues attached to institutional relations. It considered that the professionals’ understanding of the phenomenon production is influenced by a critical perspective on Educational and School Psychology. They develop interventions proposed to school psychologists in the theoretical production of Educational and School Psychology. However, it’s pointed out the relevance of intervention strategies that allow teachers and parents to participate more actively. Furthermore, regarding labor’s difficulties in the educational context, it’s highlighted the possibility of intervention with the pedagogical staff. It’s suggested the continuation of studies in this direction with enlargement of the sample and extension of the description of procedures used to confront these problems.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3912
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

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