Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3931
Título: | FEAR: uma ferramenta de auxílio ao ensino de Álgebra Relacional usando GALS, Emscripten e WebAssembly |
Título(s) alternativo(s): | FEAR: A Relational Algebra Teaching Tool Using GALS, Emscripten, and WebAssembly |
Autor(es): | SIQUEIRA, Rodrigo do Nascimento |
Palavras-chave: | Álgebra relacional GALS Emscripten WebAssembly Relational algebra GALS Emscripten WebAssembly |
Data do documento: | 16-Jul-2019 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | As ferramentas de ensino permitem inúmeras possibilidades de tornar a didática mais envolvente e assimilativa. Elas contêm mecanismos que contribuem para captar a atenção do aluno de uma forma a aumentar as chances de um aprendizado de sucesso. Por outro lado, a Álgebra Relacional constitui um conteúdo da disciplina de Banco de Dados e é uma linguagem procedural que consiste em um conjunto de operações que usam relações como entrada e produzem uma nova relação como resultado. Por ter um alto nível de abstração traz dificuldades para o entendimento dos seus conceitos e dos resultados produzidos pelas operações. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma solução online voltada para o auxílio no ensino de Álgebra Relacional, onde é possível realizar consultas em Álgebra Relacional, traduzi-las para a linguagem Structured Query Language (SQL) e exibir um resultado. No desenvolvimento deste ambiente foi utilizado a GALS que permite a criação de um analisador léxico e sintático, combinada ao compilador Emscripten e à linguagem WebAssembly. |
Descrição: | Abstract The teaching tools can be multiple possibilities to make more engaging and assimilative didactics. They contain the mechanisms that contribute to the student’s attention in order to increase the chances of successful learning. On the other hand, a discussion about the discipline of a database and a procedural language consisting of a set of operations that can serve as a basis and a new relationship as a result. By having a high level of abstraction they bring the difficulty to the understanding of their concepts and their results. The objective of this work is the development of a text solution, intended for the teaching of Algebra, where it is possible to perform queries in algebra, translate it to a structured query language (SQL) and show a result. In the development of this environment we used a GALS that allows the creation of a lexical and syntactic parser in combination with the Sender and the WebAssembly language. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3931 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RODRIGO-SIQUEIRA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.