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http://hdl.handle.net/123456789/3932
Título: | Ambiente de autoria de jogos sérios, GREAT: módulo de resolução de tarefas offline |
Título(s) alternativo(s): | Serious game authoring environment, GREAT: Offline task solving module |
Autor(es): | MARTINS, Rafael Rani Santos |
Palavras-chave: | Jogos sérios Jogos educacionais Modo offline Ferramenta de autoria Serious games Educational games Offline mode Authoring tool |
Data do documento: | 16-Jul-2019 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Uma forma muito comum e popular de entretenimento praticada por público de todas as idades desde muito tempo são os jogos. E devido à grande expansão da tecnologia digital ocorrida nos últimos anos, os jogos digitais hoje estão presentes em quase todos os dispositivos eletrônicos, podendo também ser acessados através da web. Existe uma categoria de jogos chamada serious games, cuja finalidade vai além de simplesmente entreter o jogador, pois são usados de forma lúdica com o propósito de ensinar, treinar, ajudar em tratamento de saúde, entre outros fins. No contexto educacional, os jogos são uma ótima forma de facilitar o aprendizado, pois atraem a atenção do aluno, que muitas vezes por conta de um mundo cada vez mais conectado e interativo acaba tendo sua atenção “roubada”. Com o intuito de promover o ensino através do uso de jogos digitais, foi criado o ambiente de autoria de jogos digitais chamado GREAT (Game Ready Authoring Tool), que permite ao professor, mesmo sem nenhum conhecimento em programação, criar jogos para serem acessados pelos alunos através da internet, para que estes possam aprender enquanto se divertem. O presente trabalho tem como propósito a construção de um protótipo de um módulo para resolução de tarefas em modo offline, que irá compor o ambiente de autoria de jogos digitais GREAT, oferecendo a opção para o aluno que não dispõe de acesso à internet o tempo inteiro, de poder baixar os jogos ao acessá-los, para posteriormente jogar offline e, quando novamente estiver conectado, fazer o upload de seu progresso e verificar seus resultados. O módulo foi desenvolvido usando o framework web Flask e usa os princípios REST para permitir a comunicação com a ferramenta GREAT, além de fazer uso da abordagem PWA a fim de dar ao aluno que acessa pelo smartphone uma experiência semelhante ao uso de um aplicativo mobile. |
Descrição: | Abstract A very common and popular form of entertainment practiced by the public of all ages has long been games. And due to the great expansion of digital technology in recent years, digital games today are present in almost all electronic devices, and can also be accessed through the web. There is a category of games called serius games, whose purpose goes beyond simply entertaining the player, as they are used in a playful way for the purpose of teaching, training, help in health treatment, among other purposes. In the educational context games are a great way to facilitate learning, because they attract the attention of the student, who often because of an increasingly connected and interactive world ends up having their attention "stolen". In order to promote teaching through the use of digital games, the authoring environment for digital games called GREAT (Game Ready Authoring Tool) was created, which allows the teacher, even without any programming knowledge, to create games to be accessed by students through the internet, so they can learn while having fun. The purpose of the present work is to construct a prototype of a module for task resolution in offline mode, which will compose the environment of authoring of GREAT digital games, offering the option for the student who does not have access to the Internet. you can download the games by accessing them, then playing offline, and when you are connected again, upload your progress and check your results. The module was developed using the Flask web framework and uses the REST principles to allow communication with the GREAT tool, in addition to making use of the PWA approach in order to give the student accessing the smartphone an experience similar to the use of a mobile application. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3932 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga |
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RAFAEL-MARTINS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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