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http://hdl.handle.net/123456789/3935
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SOUZA, Marcio Franklin Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-11T17:48:05Z | - |
dc.date.available | 2019-10-11T17:48:05Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3935 | - |
dc.description | Abstract The dropout rate of IT courses is among the highest in Brazilian universities, and one of the factors that contributes most to this is the difficulty that many students have in solving algorithms. This project proposes the application of a didactic practice that is becoming more and more common when it is necessary to pass on difficult and challenging content, Gamification, which is the use of game mechanics and dynamics as a way to motivate, challenge and entertain people outside the context of games. With the use of gamification and ranking system in algorithms learning, this work aims to create a more friendly and dynamic environment, favoring a better evolution of the student. And for that to be possible, it was developed an online judge system with the named Posh Code - Online Judge. | pt_BR |
dc.description.abstract | O índice de desistência de cursos das áreas de de ciência da computação está entre os mais altos nas universidades brasileiras, e um dos fatores que mais contribui para isso é a dificuldade que muitos alunos têm em solucionar algoritmos. Este projeto vem propor a aplicação de uma prática didática que está se tornando cada vez mais comum quando se precisa repassar um conteúdo difícil e desafiador, a Gamificação, que é a utilização de mecânicas e dinâmicas de jogos como forma de motivar, desafiar e entreter pessoas fora do contexto de jogos. Com a utilização da gamificação e ranqueamento no aprendizado de algoritmos, visa-se criar um ambiente mais amigável e dinâmico, favorecendo uma melhor evolução do aluno. E para que isso seja possível, é desenvolvido um sistema online de análise automática de código intitulado Posh Code - Online Judge. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Ranqueamento | pt_BR |
dc.subject | Feedback | pt_BR |
dc.subject | Análise automática de código | pt_BR |
dc.subject | Online Judge | pt_BR |
dc.subject | Programação | pt_BR |
dc.subject | Gamification | pt_BR |
dc.subject | Rankings | pt_BR |
dc.subject | Feedback | pt_BR |
dc.subject | Automatic code analysis | pt_BR |
dc.subject | Online Judge | pt_BR |
dc.subject | Programming | pt_BR |
dc.title | Aplicação de gamificação no ensino-aprendizagem de programação com sistema de ranqueamento e feedback | pt_BR |
dc.title.alternative | Gamification application in teaching-learning programming with ranking and feedback system | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MARCIO-SOUZA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 4,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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