Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3941
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFERNANDES NETO, José Paulo-
dc.date.accessioned2019-10-14T16:24:14Z-
dc.date.available2019-10-14T16:24:14Z-
dc.date.issued2019-07-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3941-
dc.descriptionAbstract The Usability Heuristic Evaluation is an accessible tool for evaluating product interfaces. In a heuristic evaluation, a set of heuristics must need to be chosen and although there are recognized general sets, many authors develop sets that consider the peculiarities of specific domains. A domain that is very addressed is games, because games have characteristics that traditional usability assessments may not identify very well. With the game market on the rise, this is an interesting domain because the game market, while promising, is quite competitive, causing major disadvantages for small studios to enter it. This situation combines well with heuristic evaluation, a cheap tool that can raise the quality of games. Added to this, one of the preferred gaming genres of small studios is tile-matching for its simplicity and popularity. In this context, this work aims to explore the usability and performance of sets of literature heuristics in tile-matching mobile games of small studios.pt_BR
dc.description.abstractA Avaliação heurística de usabilidade é uma ferramenta acessível para a avaliação de interfaces de produtos. Cada avaliação heurística se baseia em um conjunto escolhido de heurísticas e embora existam conjuntos gerais reconhecidos, muitos autores desenvolvem conjuntos que considerem as peculiaridades de domínios específicos. Um domínio bastante abordado é o de jogos, isso pois, jogos possuem características que avaliações tradicionais de usabilidade podem não identificar bem. Com a indústria de jogos para smartphones em ascensão, este é um domínio interessante pois o mercado de jogos, apesar de promissor, é bastante competitivo, gerando grandes desvantagens para estúdios pequenos entrarem no mercado. Situação que combina bem com a avaliação heurística, uma ferramenta barata que pode elevar o nível de qualidade dos jogos. Somado a isso, um dos gêneros de jogos preferido de estúdios pequenos é o tile-matching por sua simplicidade e popularidade. Neste contexto, este trabalho visa explorar a usabilidade e o desempenho de conjuntos de heurísticas da literatura em jogos móveis tile-matching de estúdios pequenos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectUsabilidade de jogospt_BR
dc.subjectAvaliação heurísticapt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectJogos móveispt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectInteração humano-computadorpt_BR
dc.subjectTouch-screenpt_BR
dc.subjectTile-matchingpt_BR
dc.subjectGame Usability, Heuristic Evaluation, Video Game, Mobile Games, Smartphones, Human Computer Interaction, Touch-screen, Tile-matchingpt_BR
dc.subjectGame usabilitypt_BR
dc.subjectHeuristic evaluationpt_BR
dc.subjectVideo gamept_BR
dc.subjectMobile gamespt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectHuman computer interactionpt_BR
dc.subjectTouch-screenpt_BR
dc.subjectTile-matchingpt_BR
dc.titleAvaliação heurística de jogos Tile-matching: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeHeuristic assessment of Tile-matching games: a case studypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULO-FERNANDES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.