Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3941
Título: Avaliação heurística de jogos Tile-matching: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Heuristic assessment of Tile-matching games: a case study
Autor(es): FERNANDES NETO, José Paulo
Palavras-chave: Usabilidade de jogos
Avaliação heurística
Jogos digitais
Jogos móveis
Smartphones
Interação humano-computador
Touch-screen
Tile-matching
Game Usability, Heuristic Evaluation, Video Game, Mobile Games, Smartphones, Human Computer Interaction, Touch-screen, Tile-matching
Game usability
Heuristic evaluation
Video game
Mobile games
Smartphones
Human computer interaction
Touch-screen
Tile-matching
Data do documento: 19-Jul-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A Avaliação heurística de usabilidade é uma ferramenta acessível para a avaliação de interfaces de produtos. Cada avaliação heurística se baseia em um conjunto escolhido de heurísticas e embora existam conjuntos gerais reconhecidos, muitos autores desenvolvem conjuntos que considerem as peculiaridades de domínios específicos. Um domínio bastante abordado é o de jogos, isso pois, jogos possuem características que avaliações tradicionais de usabilidade podem não identificar bem. Com a indústria de jogos para smartphones em ascensão, este é um domínio interessante pois o mercado de jogos, apesar de promissor, é bastante competitivo, gerando grandes desvantagens para estúdios pequenos entrarem no mercado. Situação que combina bem com a avaliação heurística, uma ferramenta barata que pode elevar o nível de qualidade dos jogos. Somado a isso, um dos gêneros de jogos preferido de estúdios pequenos é o tile-matching por sua simplicidade e popularidade. Neste contexto, este trabalho visa explorar a usabilidade e o desempenho de conjuntos de heurísticas da literatura em jogos móveis tile-matching de estúdios pequenos.
Descrição: Abstract The Usability Heuristic Evaluation is an accessible tool for evaluating product interfaces. In a heuristic evaluation, a set of heuristics must need to be chosen and although there are recognized general sets, many authors develop sets that consider the peculiarities of specific domains. A domain that is very addressed is games, because games have characteristics that traditional usability assessments may not identify very well. With the game market on the rise, this is an interesting domain because the game market, while promising, is quite competitive, causing major disadvantages for small studios to enter it. This situation combines well with heuristic evaluation, a cheap tool that can raise the quality of games. Added to this, one of the preferred gaming genres of small studios is tile-matching for its simplicity and popularity. In this context, this work aims to explore the usability and performance of sets of literature heuristics in tile-matching mobile games of small studios.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3941
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

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