Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3945
Título: Uma experiência imersiva no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão
Título(s) alternativo(s): An immersive experience at the Center for Exact Sciences and Technology of the Federal University of Maranhão
Autor(es): SANTOS, Maurício Almeida dos
Palavras-chave: Realidade virtual
Android
Cardboard
Virtual reality
Android
Cardboard
Data do documento: 2-Mai-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: As tecnologias para Realidade Virtual e Aumentada apresentam desenvolvimento acelerado nos anos recentes. O uso, implementação e possível impacto desta tecnologia no interesse de jovens pelas áreas que a possibilitaram guiam este estudo. O trabalho apresenta conceitos à partir dos quais se fez possível o surgimento dos dispositivos para a tecnologia de realidade virtual como conhecida atualmente, as exigências, métodos e softwares para o desenvolvimento de uma aplicação dessa natureza para a plataforma Android e Cardboard. Estuda ainda a impressão e o conhecimento de jovens acerca das ciências exatas e como se relacionam com a tecnologia de Realidade Virtual. O estudo é feito à partir de aplicação de questionário através do qual é possível verificar alterações do interesse em ciências exatas, avaliação da aplicação pelos usuários, assim como a capacidade do jovem de relacionar conceitos primordiais ao funcionamento da aplicação e suas respectivas disciplinas.
Descrição: ABSTRACT Augmented Technologies for Virtual and Augmented Reality show accelerated development in recent years. The use, implementation and possible impact of this technology in the interest of young people in the areas that made it possible guides this study. The work presents concepts from which the emergence of devices for virtual reality technology as it is known today, the requirements, methods and software for the development of an application of this nature for the Android platform and Cardboard. It also studies the impression and knowledge of young people about the exact sciences and how they relate to the VR technology. The study is done by questionnaire application through witch it is possible to verify changes in interest in exact sciences, assessment of the application by users, as well as the the young person’s ability to relate essential concepts for the application operation and their respective disciplines.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3945
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

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