Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3947
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMENDES, Paulo Renato Conceição-
dc.date.accessioned2019-10-14T19:09:15Z-
dc.date.available2019-10-14T19:09:15Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3947-
dc.descriptionAbstract This work presents BumbAR, an approach based on augmented reality for authoring multimedia presentations and evaluate it through a qualitative study based on the TAM model. The BumbAR approach is based on the NCM model and explores the use of augmented reality and real-world objects (markers) as an innovative user interface for describing the behavior and relationships between the media objects that are part of a multimedia presentation. The proposed approach is concretized in the BumbAR tool, which implements it. The qualitative study aimed at evaluating users’ attitude towards using BumbAR. The results showed that the participants found that the proposed approach is both useful and easy-to-use, while most of them found the system more convenient than traditional desktop-based authoring tools. Comments made by the participants showed the need of including new funcionalities in the BumbAR tool.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a BumbAR, uma abordagem baseada em realidade aumentada para a autoria de apresentações multimídia, e avalia tal abordagem por meio de um estudo qualitativo baseado no modelo TAM. A abordagem BumbAR é baseada no modelo NCM e explora o uso de realidade aumentada e objetos do mundo real (marcadores) como uma forma inovadora de interface com o usuário para descrever os comportamentos e relações entre objetos de mídia presentes na apresentação. Tal abordagem é concretizada na ferramenta BumbAR, que a implementa. O estudo qualitativo teve o objetivo de avaliar a atitude dos usuários em relação ao uso da BumbAR. Os resultados mostraram que os participantes consideram que a abordagem proposta é útil e fácil de usar, enquanto a maioria deles consideram que o sistema é mais conveniente do que ferramentas de autoria tradicionais. Os comentários dos participantes do estudo mostraram a necessidade da inclusão de novas funcionalidades na ferramenta.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMApt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectMultimídiapt_BR
dc.subjectFerramenta de autoriapt_BR
dc.subjectInterface de usuáriopt_BR
dc.subjectAugmented realitypt_BR
dc.subjectMultimediapt_BR
dc.subjectAuthoring toolpt_BR
dc.subjectUser interfacept_BR
dc.titleAutoria multimídia com uso de realidade aumentadapt_BR
dc.title.alternativeMultimedia authoring with augmented reality usept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULO-MENDES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.