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dc.contributor.authorSILVA, Ana Luisa Silveira da-
dc.date.accessioned2019-10-15T12:44:48Z-
dc.date.available2019-10-15T12:44:48Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3954-
dc.descriptionABSTRACT Interruptions in the circulation of the train of the Company Vale do Rio Doce result in losses of productivity in the logistic chain of transport of ore. In the context of the rail traffic control process, the decision to stop the train due to the problems related to the failure of a wagon bearing is problematic, generating financial losses for Vale. Therefore, a wagon stop for preventive maintenance is less damaging as it prevents the whole composition of wagons from being stopped for corrective maintenance. The data flow from the measurements made by the train travel monitoring system is intense, generating a set of data with considerable volume, variety, velocity and value, characterizing a Big Data scenario. The association method is a known procedure for doing data mining, which makes it possible to discover fault patterns when analyzing a known set of data. According to this, this work proposes to make a study based on the data set concerning the temperature and acoustic noise faults in the wagon bearings of the Vale, in order to identify unknown patterns. Association algorithms were used in the experiments, with focus on the machine learning unsupervised. From the results obtained it was analyzed which rules are useful to assist in the process of preventive maintenance of wagons.pt_BR
dc.description.abstractAs interrupções de circulação de trem da Companhia Vale do Rio Doce acarretam em perdas de produtividade na cadeia logística de transporte de minério. No contexto do processo de controle de tráfego ferroviário, a tomada de decisão pela parada do trem em função dos problemas relacionados às falhas no rolamento de um vagão é algo problemático, gerando perdas financeiras para a Vale. Sendo assim, uma parada de vagão para manutenção preventiva é menos prejudicial, pois evita que toda a composição de vagões seja parada para uma manutenção corretiva. O fluxo de dados proveniente das medições realizadas pelo sistema de monitoramento da viagem do trem é intenso, gerando um conjunto de dados com considerável volume, variedade, velocidade e valor, caracterizando um cenário de Big Data. O método de associação é um procedimento conhecido para fazer mineração de dados, o qual torna possível a descoberta de padrões de falhas ao analisar um conjunto conhecido de dados. De acordo com isso, este trabalho propõe fazer um estudo a partir do conjunto de dados referente às falhas de temperatura e ruídos acústicos nos rolamentos de vagões da empresa Vale, para identificar padrões desconhecidos. Algoritmos de associação foram utilizados nos experimentos, com enfoque no aprendizado de máquina não supervisionado. A partir dos resultados obtidos, foi analisado quais regras são úteis para auxiliar no processo de manutenção preventiva de vagões.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectManutenção preventivapt_BR
dc.subjectBig datapt_BR
dc.subjectMineração de dadospt_BR
dc.subjectMétodo de associaçãopt_BR
dc.subjectPadrão de falhapt_BR
dc.subjectPredictive maintenancept_BR
dc.subjectBig datapt_BR
dc.subjectData miningpt_BR
dc.subjectAssociation methodpt_BR
dc.subjectFailure patternpt_BR
dc.titleAplicação de algoritmos de associação para análise de comportamento de falhas em rolamento de material rodantept_BR
dc.title.alternativeApplication of association algorithm for failure behavior analysis in undercarriage bearingspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Engenharia Elétrica do Campus do Bacanga

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