Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3994
Título: Prevalência de fatores de risco para doenças cardiovasculares entre motoristas do transporte público de São Luís – Ma
Título(s) alternativo(s): Prevalence of risk factors for cardiovascular disease among public transport drivers in São Luís - Ma
Autor(es): SÁ, Italo Fernando Moraes
Palavras-chave: Motoristas
Doenças crônicas não transmissíveis
Doenças cardiovasculares
Estilo de vida
Drivers
Chronic noncommunicable diseases
Cardiovascular diseases
Lifestyle
Data do documento: 27-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O trabalho dos motoristas profissionais no Brasil é caracterizado por ser rotineiro e por apresentar condições de trabalho inadequadas, incluindo, jornadas excessivas, noites mal-dormidas, hábitos alimentares inadequados e violência urbana. Trabalhadores braçais, carteiros e profissionais que mantém altos níveis de atividade física durante sua jornada de trabalho, sofrem menor incidência de obesidade ao confrontar com aqueles que passam a maior parte da jornada diária em condições de sedentarismo, ou rotinas hipocinéticas, como os profissionais administrativos, motoristas e correlatos, um estilo de vida que traz consigo maior probabilidade de desenvolver Doenças Crônicas Não Transmissíveis, dentre as quais as doenças cardiovasculares. Uma vez que os fatores de risco modificáveis respondem por grande parte das mortes por doenças cardiovasculares no mundo, sua mensuração e monitoramento tornam-se essenciais para o planejamento de estratégias e ações para o controle do estilo de vida não saudável, prevenção de doenças e promoção da saúde. O objetivo deste trabalho foi avaliar as condições de saúde e possíveis fatores de risco para doenças cardiovasculares dos motoristas de transporte público do Lote I de São Luís – MA. Trata-se de um estudo observacional descritivo, onde foram entrevistados 84 motoristas. O instrumento de coleta de dados foi constituído por duas seções: (1) Características sociodemográficas e de saúde; (2) Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ – Internacional PhysicalActivityQuestionnaire – Short form). Para avaliar condições de saúde foram utilizadas medidas antropométricas (IMC, relação cintura/quadril, índice de conicidade, circunferência de cintura e pescoço), aferição de pressão arterial e glicemia casual. O projeto foi encaminhado ao comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão, para apreciação e foi aprovado conforme parecer de número 2.627.990. A maioria dos indivíduos apresentou idade entre 30 a 40 anos, do sexo masculino, que estudaram até o ensino médio, de cor parda, casados e católicos. Dentre os entrevistados o fator de risco mais prevalente foi o sobrepeso/obesidade (80,9%), seguido do sedentarismo (65,4%), circunferência de cintura elevada (63%) e hipertensão arterial (40,4%). Entre as pessoas ≤59 anos, o mais prevalente foi o sobrepeso/obesidade (85,3%), entre os idosos, a hipertensão e o sedentarismo (88,8%), entre os pretos, a hipertensão (84,2%) e os não pretos sobrepeso (84,6%). Foi possível avaliar os fatores de rsico cardiovascular em motoristas de transporte público do Lote I de São Luís – MA. Os resultados apresentados são importantes para a saúde pública, pois permitem implementar programas de incentivo à prática de atividades físicas e hábitos saudáveis direcionados mais especificamente para subgrupos populacionais mais afetados por esses fatores de risco. Sugerem-se novos estudos que façam a análise dos fatores de risco para esses distúrbios, incluindo também as outras variáveis que compõem esse grave problema de saúde pública.
Descrição: ABSTRACT The work of professional drivers in Brazil is characterized by being routine and presenting inadequate working conditions, including excessive journeys, sleepless nights, inadequate eating habits and urban violence. Manual workers, postmen and professionals who maintain high levels of physical activity during their working hours, suffer less incidence of obesity when confronted with those who spend most of the day's work in conditions of sedentarism or hypokinetic routines, such as administrative professionals, motorists and related, a lifestyle that brings with it greater probability of developing chronic noncommunicable diseases, among which are cardiovascular diseases. Since modifiable risk factors account for a large proportion of deaths from cardiovascular disease in the world, their measurement and monitoring become essential for the planning of strategies and actions for unhealthy lifestyle control, disease prevention, and promotion of health. The objective of this study was to evaluate the health conditions and possible risk factors for cardiovascular diseases of the public transport drivers of Lot I of. It is a descriptive observational study, where 84 drivers were interviewed. The data collection instrument consisted of two sections: (1) Sociodemographic and health characteristics; (2) International Physical Activity Questionnaire (IPAQ - International PhysicalActivityQuestionnaire - Short form). To evaluate health conditions, anthropometric measurements (BMI, waist / hip ratio, conicity index, waist and neck circumference), blood pressure measurement and casual blood glucose were used. The project was referred to the Research Ethics Committee of the Federal University of Maranhão, for evaluation and was approved according to opinion number 2,627,990. The majority of the individuals presented between 30 and 40 years of age, male, who studied until high school, of brown color, married and catholic. Among those interviewed, the most prevalent risk factor was overweight / obesity (80.9%), followed by sedentary lifestyle (65.4%), high waist circumference (63%) and arterial hypertension (40.4%). Among the people ≤59 years, the most prevalent was overweight / obese (85.3%), among the elderly, hypertension and sedentary lifestyle (88.8%), among blacks, hypertension (84.2%), and non-black overweight (84.6%). It was possible to evaluate cardiovascular risk factors in public transport drivers of Lot I of São Luís - MA. The results presented are important for public health, since they allow the implementation of incentive programs to practice physical activities and healthy habits directed more specifically to population subgroups most affected by these risk factors. We suggest new studies that analyze the risk factors for these disorders, including the other variables that make up this serious public health problem.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3994
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Farmácia do Campus do Bacanga

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