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Título: PROMOÇÃO COMERCIAL E ROTULAGEM DE BICOS, MAMADEIRAS E CHUPETAS: AVANÇOS NO CUMPRIMENTO DA NBCAL.
Título(s) alternativo(s): COMMERCIAL PROMOTION AND LABELING OF TIPS, WOOD AND NIPPERS: ADVANCES IN NBCAL COMPLIANCE.
Autor(es): LIMA, Taliane Batista de
Palavras-chave: Aleitamento materno; NBCAL; Promoção de alimentos; Rotulagem de Alimentos
Breastfeeding; NBCAL; Food promotion; Food Labeling
Data do documento: 11-Jul-2019
Editor: UFMA
Resumo: A amamentação é uma prática milenar com reconhecidos benefícios nutricionais, imunológicos, cognitivos, econômicos e sociais. A prevalência de aleitamento materno exclusivo é de apenas 41% até o 6º mês de vida, sendo o uso precoce de chupetas e mamadeiras, um fator importante associado ao desmame precoce e à não adesão ao aleitamento materno exclusivo . Neste sentido, este estudo tem como propósito, avaliar os avanços da promoção comercial e rotulagem de bicos, mamadeiras e chupetas destinados a lactentes e crianças de primeira infância, comercializados em estabelecimentos comerciais da região metropolitana de São Luís- MA, segundo a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância e a Lei N°11.265/06. A coleta de dados ocorreu nos anos de 2015 e 2018 em 18 estabelecimentos comerciais, incluindo grandes redes de farmácias e supermercados. Foram aplicados checklist que avaliaram a promoção comercial e a rotulagem dos produtos. Os resultados demonstraram “não conformidade” na promoção comercial de chupetas, bicos e mamadeiras num índice de 18% nos dois períodos avaliados, sendo as irregularidades observadas a exposição especial e fita indicativa de menor preço. Em relação à rotulagem desses produtos, foram encontradas “não conformidades” para utilização de expressões ou denominações que identifiquem o produto como apropriado para o uso infantil, conforme disposto em regulamento (5,9%; 9,5%); utilização de informações que possam induzir o uso dos produtos baseado em falso conceito de vantagem ou segurança(5,9%; 9,5%; 4,7%) e falta das instruções necessárias e suficientes para uso correto, seguro e indicado do produto (5,9% em 2015). Os resultados desse estudo mostram que ainda há negligência no que diz respeito à promoção comercial e rotulagem dos produtos destinados a lactentes e crianças de primeira infância. Essas irregularidades podem refletir na prática do aleitamento materno. Mesmo com a legislação vigente, alguns comerciantes e indústrias não se moldaram completamente, sendo necessária maior fiscalização da promoção comercial e rotulagem desses produtos.
Descrição: Breastfeeding is an age-old practice with recognized nutritional, immunological, cognitive, economic and social benefits. The prevalence of exclusive breastfeeding is only 41% by the 6th month of life, with the early use of pacifiers and bottles, an important factor associated with early weaning and non adherence to exclusive breastfeeding. In this sense, the purpose of this study is to evaluate the advances in the commercial promotion and labeling of bottles, pacifiers, pacifiers for infants and infants, commercialized in commercial establishments in the metropolitan area of ​​São Luís-MA, according to the Brazilian Standard of Commercialization of Food for Infants and Children of Early Childhood (NBCAL) and Law N ° 11.265 / 06. Data collection took place in 2015 and 2018 in 18 commercial establishments, including large pharmacy chains and supermarkets. A checklist was applied that evaluated the commercial promotion and the labeling of the products. The results showed "nonconformity" in the commercial promotion of pacifiers, nipples and bottles (18%), with special exposure and markers indicating low price observed irregularities. Regarding the labeling of these products, "nonconformities" were found for use of expressions or denominations that identify the product as appropriate for children's use, according to regulation (5.9%, 9.5%); (5.9%, 9.5%, 4.7%) and lack of necessary and sufficient instructions for the correct, safe and indicated use of the product (5.9%). The results of this study show that there is still negligence in the commercial promotion and labeling of products for infants and young children. These irregularities may reflect the practice of breastfeeding. Even with the current legislation, some traders and industries have not completely shaped, and more supervision of the commercial promotion and labeling of these products is necessary to increase the rates of breastfeeding practice.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3997
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Nutrição do Campus do Bacanga

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