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http://hdl.handle.net/123456789/4002
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | CANTANHEDE, Ysadora Barreto | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-05T13:55:32Z | - |
dc.date.available | 2019-11-05T13:55:32Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4002 | - |
dc.description | The debate about gender in education is a relevant fact, since talking about gender is about addressing power discourses that normalize and guide subjects. Thus, when deepening in the thematic education, it was observed that education and gender constitute a field in conflict. It is noticed that the controversy generated around this topic is stuck in a society rooted in patriarchal and heteronormative values. Therefore, the use of the term gender is a basic means to emphasize diversity. To develop research, were used as reference theoretical works that address the issue from the perspective of power, discourse, but mainly of education as Louro (2014); SPM /RR, SEPPIR /PR (2009); among others. Thus, work has as a problem question: why is talking about gender a problem in education? The research is qualitative and is focused on the analysis of approval of the Municipal Education Plan of the municipality of Imperatriz - MA. Through the results it can be observed that the gender category is a useful element to understand the subjects as the results of a social construction, that the relations we play have no essentialist data that guides us how we should behave or what roles we play. | pt_BR |
dc.description.abstract | O debate sobre gênero na educação é um fato relevante, pois falar de gênero é abordar sobre discursos de poder que normatizam e orientam os sujeitos. Assim, ao aprofundar na temática educação, foi observado que educação e gênero constituem um campo em conflito. Percebe-se que a polêmica gerada em torno deste tema está fincada em uma sociedade enraizada em valores patriarcais e heteronormativos. Logo, o uso do termo gênero é um meio básico para ressaltar a diversidade. Para desenvolver a pesquisa, foram utilizados como referenciais teóricos trabalhos que abordam a problemática na óptica do poder, do discurso, mas, principalmente da educação como Louro (2014); SPM/RR, SEPPIR/PR (2009); dentre outros. Assim, o trabalho tem como questão problema: por que falar de gênero na educação é uma questão conflituosa? A pesquisa é qualitativa, e tem como foco a análise da aprovação do Plano Municipal de Educação do município de Imperatriz – MA. Através dos resultados pode-se observar que a categoria gênero é uma ferramenta útil para compreender os sujeitos como resultados de uma construção social, que as relações que desempenhamos não possuem nenhum dado essencialista que nos norteie como devemos nos comportar ou quais papeis desempenhar. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Gênero; Educação; Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Gender; Education; Sexuality | pt_BR |
dc.title | GÊNERO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IMPERATRIZ-MA: Um debate sobre a ausência do termo gênero nos documentos oficiais de educação. | pt_BR |
dc.title.alternative | GENDER IN THE MUNICIPAL EDUCATION PLAN OF IMPERATRIZ-MA: A debate on the absence of the term gender in official education documents. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz |
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