Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4026
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Sarah Raquel Santos da-
dc.date.accessioned2019-11-07T13:58:09Z-
dc.date.available2019-11-07T13:58:09Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4026-
dc.descriptionPackaging labels are considered as an essential communication tool for the well-being of consumers, as they assess the origin, nutritional properties and constituents of the products. The present work dealt with aspects of the discussion that was about the theme feeding on the analysis of the level of development of the scientific argumentation of students through activities in the science classes that involved the reading and interpretation of commercial labels. For the construction and application of didactic investigative sequence the municipal public school Estevam Ângelo de Sousa, Codó-MA was chosen. The didactic sequence was planned to be implemented in four different moments: initial presentation of the intention of the research; information exposure and textual production; text for case analysis and analytical verification of packaging; and workshop to display the labels made by the students. The referred group had 35 students regularly enrolled. The data were analyzed according to the qualitative / quantitative perspective. It was found that 72% of students did not read the labels of the products they consume daily and more than half of the class (62%) could not clearly identify the terms light, diet, gluten-free, lactose-free. It was concluded that the application of the didactic sequence based on four moments was considered as fundamental for the arguments about the thematic interpretation of the labels.pt_BR
dc.description.abstractOs rótulos das embalagens são considerados um instrumento de comunicação essencial para o bem-estar dos consumidores, pois pontua a origem, as propriedades nutricionais e os constituintes dos produtos. O presente trabalho abordou aspectos da discussão acerca do tema alimentação em cima da análise do nível de desenvolvimento da argumentação científica de alunos por meio de atividades nas aulas de ciências que envolveu a leitura e interpretação de rótulos comerciais. Para construção e aplicação de sequência didática investigativa escolheu-se a escola pública municipal Estevam Ângelo de Sousa, Codó-MA. A sequência didática foi planejada para ser implementada em quatro momentos distintos: apresentação inicial da intenção da pesquisa; exposição de informações e produção textual; texto para análise de caso e verificação analítica das embalagens; e oficina para exposição dos rótulos feitos pelos alunos. A referida turma contava com 35 alunos regularmente matriculados. Os dados foram analisados segundo a perspectiva qualitativa/quantitativa. Verificou-se que 72% dos alunos não leem os rótulos dos produtos que consomem diariamente e mais da metade da turma (62%) não conseguiram identificar com clareza os termos light, diet, sem glúten e sem lactose. Concluiu-se que aplicação da sequência didática baseada em quatro momentos foi tida como fundamental para as argumentações sobre a temática interpretação dos rótulos.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEnsino de ciências; Rótulos; Produtos alimentíciospt_BR
dc.subjectTeaching of sciences; Labels; Food productspt_BR
dc.titleINTERPRETAÇÃO DE RÓTULOS DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS DE RESTRIÇÃO ALIMENTAR: a aprendizagem de ciências pelo viés da alfabetização científica.pt_BR
dc.title.alternativeINTERPRETATION OF PRODUCT LABELS FOOD RESTRICTION FOOD: science learning through scientific literacy.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sarah Raquel S. da Silva.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.