Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4034
Título: ESTUDO DOS CONTEÚDOS DE CLIMATOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA “PARA VIVER JUNTOS”(2015).
Título(s) alternativo(s): STUDY OF CLIMATOLOGY CONTENTS IN THE TEXTBOOK OF GEOGRAPHY "TO LIVE TOGETHER" (2015).
Autor(es): MORAES, Lídia Gardênia Oliveira
Palavras-chave: Climatologia; Livro didático; ensino; professor
Climatology; textbook; teaching; teacher
Data do documento: 22-Jul-2019
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar como os conteúdos de climatologia se apresentam no Livro Didático de Geografia da coleção “Para Viver Juntos”, do ensino fundamental (6° ano), do autor Fernando dos Santos Sampaio (2015). Utilizou-se de autores clássicos na Climatologia para discutir a questão central desta pesquisa, como: Ayoade (2016) e Costa (2016) e demais autores que trataram sobre a forma como os conteúdos de climatologia são apresentados nos livros didáticos. De modo a perceber que esse livro se expõe de forma positiva e consegue atingir o seu objetivo que é auxiliar o professor no processo de ensino aprendizagem, embora alguns aspectos negativos possam ser percebidos, tais como: a falta de uma abordagem regional mais marcante, as imagens pequenas em relação ao texto, textos resumidos, entre outros.
Descrição: The present work aims to analyze how the contents of climatology are presented in the textbook of Geography of the collection "Para Viver Juntos" of the elementary school of the author Fernando dos Santos Sampaio (2015). Based on the theoretical reference used for the development of work, together with the data collection, they showed that the climatology contents are being presented in the textbook evaluated. In order to perceive that this book is exposed in a positive way and achieves its objective that is to assist the teacher in the process of teaching learning, although some negative aspects can be perceived, such as: the lack of a more remarkable regional approach, the small images in relation to the text, summarized texts among others. In addition to emphasizing that as we know this tool did not come to supply, or even respond to all the needs of the teacher, nor the student, but rather gives them support, a direction in the scores referring to the study of climatology.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4034
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lídia Gardênia O.M..pdf773,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.