Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4042
Título: ESTÁGIO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE SABERES NO UNIVERSO DA FORMAÇÃO INCIAL.
Título(s) alternativo(s): TEACHING STAGE AND PROFESSIONALIZATION: PERCEPTIONS OF LICENSORS ON CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE IN THE UNIVERSE OF INITIAL TRAINING.
Autor(es): SILVA, Maria da Conceição Oliveira da
Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Formação dos saberes; Percepções
Supervised Internship; Formation of knowledge; Perceptions
Data do documento: 18-Jul-2019
Editor: UFMA
Resumo: O estágio supervisionado enquanto componente curricular dos cursos de licenciatura possui grande relevância para a formação do acadêmico, pois para muitos graduandos é o seu primeiro contato com a escola, além de ser um elemento articulador no currículo do curso, por possibilitar que o discente vivencie experiências como a realidade da situação docente, sendo este entendido como uma atividade a ser realizada na sala de aula da educação básica, essa experiência ajuda a compreender diversas teorias que conduzem ao exercício da profissão, sendo também o momento de verificar na prática a teoria adquirida nos bancos acadêmicos sendo que a partir dai então o licenciando dá início a construção de sua identidade profissional, oportunizando que este reflita na carreira a seguir, sendo deste modo o estágio um momento único em que os estagiários se veem professores ou não, começando a desenvolver ideias e opiniões sobre a profissão e construindo saberes relacionado à docência. Nesse sentido, os sujeitos a serem investigados neste estudo por meio de uma metodologia qualitativa, foram alunos em situação de Estágio Supervisionado IV ou V, do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia da Universidade Federal do Maranhão UFMA Campus-VII Codó. Tendo como objetivo de estudo revelar segundo as concepções dos sujeitos evolvidos, as contribuições da prática do estágio para a formação inicial, bem como a importância do mesmo para a sua formação.
Descrição: The supervised internship as a curricular component of undergraduate courses has great relevance for the academic formation, since for many graduates it is their first contact with the school, as well as being an articulating element in the curriculum of the course, for enabling the student to experience experiences as the reality of the teaching situation, being understood as an activity to be carried out in the classroom of basic education, this experience helps to understand several theories that lead to the exercise of the profession, being also the moment to verify in practice the theory acquired in the academic banks and that from then on the licenciando starts the construction of its professional identity, allowing it to reflect on the following career, being thus the stage a unique moment in which the trainees see themselves teachers or not, beginning to develop ideas and opinions about the profession and building knowledge related to teaching. In this sense, the subjects to be investigated in this study by means of a qualitative methodology, were students in situation of Supervised Stage IV or V, of the Undergraduate Course in Natural Sciences / Biology campus VII of the Federal University of Maranhão UFMA / Codó. The purpose of this study is to reveal, according to the conceptions of the evolved subjects, the contributions of the practice of the internship to the initial formation, as well as the importance of the same to its formation.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4042
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

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