Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4058
Título: | ANÁLISE DOS ENUNCIADOS SOBRE O CONTEÚDO “TABELA PERIÓDICA” APLICADAS NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE CODÓ/MARANHÃO. |
Título(s) alternativo(s): | ANALYSIS OF STATEMENTS ON “PERIODIC TABLE” CONTENT APPLIED ON THE 9TH YEAR OF PUBLIC SCHOOL CODO / MARANHÃO. |
Autor(es): | SALES, Samanda Nunes |
Palavras-chave: | Avaliação da Aprendizagem; Prova escrita; Ensino de Ciências Learning Assessment; Written test; Science teaching |
Data do documento: | 12-Jul-2019 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | No ensino de ciências atual, ainda há uma preeminência da disposição dos alunos atuando como receptores passivos do processo de ensino e os professores como sendo os transmissores dos conhecimentos produzidos por cientistas, e onde a prova escrita atua de forma bastante evidente como mecanismo de aferição da “aprendizagem” alcançada e construída pelos alunos, sendo às vezes sendo utilizada como meio de conter os alunos ou como instrumento de impor medo na sala de aula. Entretanto, quando uma prova não é elaborada como um meio de permitir com que o aluno reflita e aplique os conhecimentos construídos em sala de aula, esta exercerá o papel de coletar dados numéricos que evidenciam apenas a capacidade da memorização do aluno sobre o assunto. A presente pesquisa teve como objetivo central realizar um panorama analítico dos enunciados propostos pelos professores nas provas de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, possuindo como finalidade analisar o formato e os objetivos de aprendizagem das questões das provas, tendo como referencial as ideias propostas por Neus Sanmartí e Iván Marchán-Carvajal, sob a ótica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais (PCN). A pesquisa teve como abordagem metodológica a análise documental e seguiu métodos de pesquisa qualitativa, utilizando-se de provas de professores de Ciências para a análise de enunciado de questões. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a prova escrita é o instrumento mais utilizado pelos professores de Ciências, sendo esta do tipo tradicional, evidenciando assim que os professores não constroem questões que tratam o assunto da tabela periódica de forma significativa e que possibilitem os alunos a refletirem sobre problemas contextualizados e complexos. |
Descrição: | In today's science education, there is still a preponderance of the willingness of students to act as passive recipients of the teaching process and teachers to be the transmitters of the knowledge produced by scientists, and where the written test acts quite clearly as a mechanism for measuring “Learning” achieved and built by students, sometimes being used as a means of containing students or as an instrument of imposing fear in the classroom. However, when a test is not designed as a means of allowing the student to reflect and apply the knowledge built in the classroom, it will play the role of collecting numerical data that only highlights the student's ability to memorize on the subject. The present research had as its main objective to make an analytical panorama of the statements proposed by the teachers in the science tests of the final years of elementary school, having as its purpose to analyze the format and the learning objectives of the questions of the tests, having as reference the ideas proposed by Neus Sanmartí and Iván Marchán-Carvajal, from the perspective of the Common National Curriculum Base (BNCC) and the National Curriculum Parameters of Natural Sciences (PCN). The research had as methodological approach the document analysis and followed qualitative research methods, using evidence from science teachers for the analysis of utterance of questions. The results of the research showed that the written test is the most used instrument by science teachers, being the traditional type, thus showing that teachers do not construct issues that treat the subject of the periodic table significantly and enable students to reflect about contextualized and complex problems. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4058 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Samanda Nunes S..pdf | 2,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.