Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4059
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | AGUIAR, Marinalva da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-20T14:07:46Z | - |
dc.date.available | 2019-11-20T14:07:46Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4059 | - |
dc.description | Learning Difficulty is a theme present in the school discourse that has been used to justify school failure. The problematization of this theme in the school context addressed in this research discusses the existence of this theme in education, to reflect on how it has been faced in the school environment, the manifestations presented by the students, which compromise the construction of knowledge. Brazilian education establishes priorities, national guidelines, public policies, for the construction of curricula and fulfillment of governmental goals, which result in the implementation of technologies, educators acquire new knowledge, adequacy of curricula and improvements in education management processes. Difficulties in reading, writing, speaking, and reduced ability to perform mathematical calculations become major challenges for students and educators. This research aimed to identify how learning difficulties are perceived by educators, more specifically those manifested by students, in teaching the discipline of Science, analyzing the educational practices that teachers develop in their pedagogical planning. To carry out this work, a questionnaire with ten questions was elaborated, which will be answered by teachers from seven schools of the municipal primary school of Codó - final years. We sought to identify the various difficulties in school learning, which pointed to the existence of students' disinterest, health and cognitive problems, unprepared teachers, inadequate teaching structures, factors intrinsic and extrinsic to the educational environment. In addition to searching for reliable bibliographic sources on the theme, for the purpose of discussing the practices found in scientific studies conducted by other authors. In the face of learning difficulties, education must propose the necessary corrections in the structural and pedagogical aspects and increase the resolution capacity of the teachers facing the various situations presented by students. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Dificuldade de Aprendizagem é uma temática presente no discurso da escola que vem sendo usada para justificar o fracasso escolar. A problematização desse tema no contexto escolar abordada nesta pesquisa discute a existência dessa temática na educação, para refletir sobre como esta vem sendo enfrentada no âmbito escolar, as manifestações apresentadas pelos educandos, que comprometem a construção do conhecimento. A educação brasileira estabelece prioridades, diretrizes nacionais, políticas públicas, para a construção de currículos e cumprimento de metas governamentais, que resultam na implantação de tecnologias, educadores adquirem novos conhecimentos, adequação dos currículos e melhorias dos processos de gestão da educação. As dificuldades para a leitura, a escrita, a fala, a redução de habilidade para realização de cálculos matemáticos, tornam-se grandes desafios aos alunos e educadores. Esta pesquisa se propôs a identificar como as dificuldades de aprendizagem são percebidas pelos educadores, mais especificamente aquelas manifestadas pelos alunos, no ensino da disciplina de Ciências, analisa-se as práticas educacionais que os professores desenvolvem no seu planejamento pedagógico. Para realizar esse trabalho foi elaborado um questionário, com dez questões, que será respondido por professores de sete escolas da rede municipal de ensino de Codó do ensino fundamental – anos finais. Buscou-se identificar as diversas dificuldades de aprendizagem escolar, que apontou a existência de desinteresses, problemas de saúde e cognitivos dos alunos, professores despreparados, estruturas de ensino inadequadas, fatores intrínsecos e extrínsecos ao ambiente educacional. Além de busca de fontes bibliográficas confiáveis sobre a temática abordada, para fins de discussão das práticas encontradas em estudos científicos realizados por outros autores. A educação, diante das dificuldades de aprendizagem, deve propor as devidas correções nos aspectos estruturais, pedagógicos e elevar a capacidade resolutiva dos professores frentes as diversas situações apresentadas pelos alunos. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de Aprendizagem; Ensino de Ciências; Planejamento Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Learning Difficulties; Science Teaching; Pedagogical Planning | pt_BR |
dc.title | DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA. | pt_BR |
dc.title.alternative | LEARNING DIFFICULTY SCIENCE TEACHING IN CODO-MA. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marinalva Aguiar.pdf | 510,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.