Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4063
Título: MARKETING SOCIAL E A AGENDA 2030 NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS EM SÃO LUÍS – MA.
Título(s) alternativo(s): SOCIAL MARKETING AND THE 2030 AGENDA ON UNIVERSITY LIBRARIES IN SÃO LUÍS - MA.
Autor(es): CAVALCANTI, Karlliara Maciel
Palavras-chave: Marketing Social; Agenda 2030; Bibliotecas Universitárias; São Luís - MA
Social Marketing; Agenda 2030; University Libraries; São Luís - MA
Data do documento: 12-Fev-2019
Editor: UFMA
Resumo: Estudo sobre a visão dos gestores de Bibliotecas Universitárias de São Luís - MA referente ao Marketing Social e à Agenda 2030 da ONU/IFLA. Discorre sobre conceitos de Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável, Marketing e Marketing Social, Agenda 2030 e a aplicação de tais conceitos e ações em Bibliotecas Universitárias em São Luís – MA. Objetiva de forma geral, identificar a utilização das estratégias e ferramentas do Marketing Social pelos gestores de bibliotecas universitárias em conformidade com a Agenda 2030 da ONU/IFLA e, especificamente, identificar o cenário de Marketing das Bibliotecas de Ensino Superior de São Luís - MA; conhecer se os gestores das bibliotecas das Instituições de Ensino Superior conhecem e utilizam a filosofia do Marketing Social; identificar a existência e aplicabilidade do Marketing Social; identificar o grau de conhecimento dos gestores das Bibliotecas Universitárias sobre sustentabilidade apresentada na Agenda 2030 e destacar o papel das bibliotecas na implantação dos 17 itens e descrever as ações das Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de São Luís – MA para com o Desenvolvimento Sustentável. Caracteriza a pesquisa como exploratória com abordagem qualitativa dos dados coletados por meio da pesquisa bibliográfica, embasada em revisão literária de autores como Silveira (1992), Cobra (1997), Kotler (1984, 1992, 1993, 1998, 2006, 2010, 2012), Churchill Júnior (2000), Peter (2000), Maschio (2002), Amaral (2007), entre outros, e pesquisa de campo, utilizando entrevista semiestruturada como método de coleta de dados. Conclui que nas Bibliotecas Universitárias de São Luís – MA não são utilizadas estratégias nem ferramentas do Marketing Social e o cenário de Marketing mix encontrado é o da promoção para divulgar serviços e produtos e, pouco se conhece sobre a Agenda 2030, apesar da divulgação das instituições representativas da classe profissional.
Descrição: Analysis of the vision of the managers of University Libraries of São Luís - MA on Social Marketing and the Agenda 2030 of the UN / IFLA. It discusses concepts of Sustainability and Sustainable Development, Marketing and Social Marketing, Agenda 2030 and the application of such concepts and actions in University Libraries in São Luís - MA. In general, it aims to identify the use of Social Marketing strategies and tools by university library managers in accordance with the UN / IFLA Agenda 2030 and, specifically, to identify the marketing landscape of the Higher Education Libraries of to know if the managers of the libraries of Higher Education Institutions know and use the philosophy of Social Marketing; identify the existence and applicability of Social Marketing; to identify the degree of knowledge of the managers of the University Libraries on sustainability presented in Agenda 2030 and to highlight the role of libraries in the implementation of the 17 items and to describe the actions of the Libraries of Institutions of Higher Education of São Luís - MA for Sustainable Development. It is characterized by an exploratory approach with a qualitative approach to the data collected through bibliographic research, based on a literary review of authors such as Silveira (1992), Cobra (1997), Kotler (1984, 1992, 1993, 1998, 2006, 2010, 2012) , Churchill Júnior (2000), Peter (2000), Maschio (2002), Amaral (2007), among others, and field research using a semi-structured interview as a method of data collection. It concludes that in the University Libraries of São Luís - MA are not used strategies or tools of Social Marketing and the marketing mix found is the promotion to promote services and products and little is known about the Agenda 2030, despite the disclosure of the institutions representative of the professional class.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4063
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

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