Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4064
Título: | A CONTRIBUIÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR E DO BIBLIOTECÁRIO NA PRÁTICA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: no Colégio Santa Teresa São Luís – Maranhão. |
Título(s) alternativo(s): | THE CONTRIBUTION OF THE SCHOOL LIBRARY AND THE LIBRARY LEARNING PRACTICE IN CHILD EDUCATION: at Santa Teresa School in São Luís - Maranhão. |
Autor(es): | RÊGO, Marcia Cristina Carvalho |
Palavras-chave: | Biblioteca Santa Teresa; São Luís – Maranhão; Bibliotecária; Educação Infantil; Prática de Aprendizagem Santa Teresa Library; São Luís - Maranhão; Librarian; Child education; Learning Practice |
Data do documento: | 7-Jan-2019 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo geral, analisar qual é a contribuição da biblioteca escolar e do bibliotecário na prática de aprendizagem na Educação Infantil no Colégio Santa Teresa, São Luís – Maranhão. Para tanto, em sua fundamentação teórica traz conceitos de biblioteca escolar, procurando destacar a sua relevância no ambiente da escola. Em seguida, apresenta o papel do bibliotecário como gerenciador da informação e da leitura, dando ênfase às suas competências. Destaca a Educação Infantil como o momento apropriado para envolver, incluir e despertar o educando, por intermédio das ações que fazem emergir a função social dessa biblioteca e da bibliotecária no processo de ensino e aprendizagem. O estudo envolve ainda, uma pesquisa de abordagem qualitativa, fez-se um levantamento bibliográfico e a pesquisa de campo, na qual os sujeitos investigados são a bibliotecária, as educadoras infantis e seus respectivos educandos, na Biblioteca Santa Teresa em São Luís - Maranhão. O estudo constata que a inclusão da biblioteca escolar no projeto pedagógico da escola e a efetivação da bibliotecária como mediadora da informação e da leitura garante a valorização do lugar e fortalece a aprendizagem. |
Descrição: | This study aims to analyze the contribution of the school library and the librarian in the practice of learning in Early Childhood Education in Santa Teresa College, São Luís - Maranhão. For that, in its theoretical foundation it brings concepts of school library, trying to highlight its relevance in the school environment. It then presents the role of the librarian as manager of information and reading, with emphasis on their skills. It emphasizes Early Childhood Education as the appropriate moment to involve, to include and to awaken the learner, through the actions that make emerge the social function of this library and the librarian in the process of teaching and learning. The study also involves a qualitative research, a bibliographical survey, and field research, in which the subjects investigated are the librarian, the children's educators and their respective students, at the Santa Teresa Library in São Luís - Maranhão . The study finds that the inclusion of the school library in the pedagogical project of the school and the effectiveness of the librarian as mediator of information and reading ensures the valuation of the place and strengthens learning. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4064 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcia Cristina C.R..pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.