Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4065
Título: A PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: um olhar sobre a atuação da Biblioteca Tebyreça de Oliveira, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
Título(s) alternativo(s): SCIENTIFIC RESEARCH IN HIGH SCHOOL: A look at the performance of Tebyreça de Oliveira Library, Federal Institute of Maranhão (IFMA).
Autor(es): PARGA, Marcia de Fátima Amancio Sousa
Palavras-chave: Biblioteca escolar; Ensino Médio; Instituto Federal do Maranhão; Pesquisa científica
School library; High school; Federal Institute of Maranhão; Scientific research
Data do documento: 14-Jan-2019
Editor: UFMA
Resumo: Enfatiza que o ensino atrelado à prática da pesquisa contribui de forma satisfatória para despertar a criticidade do educando. O trabalho monográfico aborda a pesquisa científica no ensino médio, considerando um olhar sobre a atuação da Biblioteca Tebyreça de Oliveira, do Instituto Federal do Maranhão. Objetiva analisar o papel da biblioteca, do bibliotecário e do professor no processo de formação de um discente pesquisador. Apresentar os objetivos específicos da pesquisa: identificar a contribuição do bibliotecário no processo de construção de um aluno pesquisador; identificar as estratégias utilizadas pelo professor e bibliotecário para estimular o interesse do educando pela prática científica; averiguar os meios criados pelo bibliotecário para aproximar a biblioteca do corpo discente e docente. Apresenta as discussões sobre a relevância da pesquisa a partir do contexto de autores como Demo (2005), Freire (1996) e Almeida Júnior (2006). A pesquisa é caracterizada como bibliográfica e de campo. O trabalho in loco envolve três sujeitos: o bibliotecário, o professor e o aluno. Aplica técnicas como o questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados verificam que a pesquisa na educação básica contribui para o processo de ensino e aprendizagem dos educandos, possibilitando a construção da autonomia do indivíduo. Conclui que a biblioteca escolar é um aparelho que colabora de forma satisfatória para o desenvolvimento das pesquisas dos educandos nas escolas.
Descrição: Emphasizes that teaching linked to the practice of research contributes in a satisfactory way to awaken the student's criticality. The monographic work approaches the scientific research in high school, considering a look at the performance of the Tebyreça de Oliveira Library, Federal Institute of Maranhão. It aims to analyze the role of the library, the librarian and the teacher in the process of training a researcher. To present the specific objectives of the research: to identify the contribution of the librarian in the process of construction of a student researcher; identify the strategies used by the teacher and librarian to stimulate the student's interest in scientific practice; investigate the means created by the librarian to bring the library closer to the student and faculty. It presents the discussions about the relevance of the research from the context of authors such as Demo (2005), Freire (1996) and Almeida Júnior (2006). The research is characterized as bibliographical and field. The work in loco involves three subjects: the librarian, the teacher and the student. Apply techniques such as the questionnaire with open and closed questions. The results confirm that the research in basic education contributes to the teaching and learning process of the students, making possible the construction of the autonomy of the individual. It concludes that the school library is a device t/hat contributes satisfactorily to the development of the students' research in schools.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4065
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcia de Fátima A.S.P..pdf779,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.