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http://hdl.handle.net/123456789/4066
Título: | A IMPRENSA ESTUDANTAL LICEÍSTA MARANHENSE (1889-1900). |
Título(s) alternativo(s): | THE MARANHÃO LYCÉE STUDENT PRESS (1889-1900). |
Autor(es): | CABRAL, Mayra Cristhine dos Santos |
Palavras-chave: | Imprensa Estudantil Liceísta; Liceu Maranhense; História da Imprensa Maranhense; Maranhão República Lycée Student Press; Liceu Maranhense; History of the Maranhense Press; Maranhão Republic |
Data do documento: | 29-Jan-2019 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Analisa a influência do Liceu Maranhense no movimento da imprensa estudantal liceísta da primeira década republicana (1889-1900), tomando os jornais estudantis como fonte e objeto de investigação simultaneamente. Para tanto, descreve os aspectos relacionados à materialidade dos jornais liceístas: O Século (1889), O Ensaio (1890), A Eschola (1891), O Porvir (1895), O Ideal (1898) e A Actualidade (1900), enquanto objetos culturais, destacando as questões referentes à suas condições de produção e circulação; além de identificar a natureza desses impressos dentro do Liceu Maranhense, as funções sociais estabelecidas com o seu aparecimento, o que envolveu diferentes eixos da sociedade maranhense, e o marco comum que os uniu em prol da iniciativa discente liceal em torno da imprensa periódica; objetiva verificar também as temáticas recorrentes inscritas nesses jornais, com fins de apresentar o discurso estudantil liceísta. A pesquisa se caracteriza como do tipo documental, com privilégio para a utilização dos jornais estudantis acima citados, e os periódicos: Pacotilha (1890-1900) e Diário do Maranhão (1899), como fontes complementares. A abordagem teórico-metodológica utilizada se baseia nos pressupostos da História Cultural, procurando apreender a imprensa liceísta a partir de três elementos indissociáveis, que nos induzem a realização de uma história dos objetos na sua materialidade; uma história das práticas nas suas diferenças; e, por fim, uma história dos dispositivos sociais, conceituais e psíquicos, valendo-se das indicações da Configuração Textual como técnica de análise das fontes. Conclui que a imprensa liceísta maranhense ocupou papel de destaque na sociedade maranhense e no processo de revigoramento da Atenas Brasileira no final do período oitocentista, dados a ler como orgãos estudantais e a conhecer como jornalsinhos litterários liceístas, tais impressos refletiram o modelo de ensino e currículo ofertado pelo Liceu Maranhense, e foram utilizados, principalmente, como veículo de legitimação de práticas intelectuais e status sociais. |
Descrição: | It analyzes the influence of the Liceu Maranhense in the student movement of the licanist study of the first republican decade (1889-1900), taking the student newspapers as source and object of investigation simultaneously. For that, it describes the aspects related to the materiality of the liceístas newspapers: O Século (1889), O Ensaio (1890), A Eschola (1891), O Porvir (1895), O Ideal (1898) and A Actualidade (1900), while cultural objects, highlighting the issues related to their production and circulation conditions; in addition to identifying the nature of these forms within the Liceu Maranhense, the social functions established with their appearance, which involved different axes of Maranhão society, and the common framework that united them in favor of the initiative of the lyceum around the periodical press; aims to verify also the recurrent themes registered in these newspapers, in order to present the student discourse liceísta. The research is characterized as documentary type, with privilege for the use of the above mentioned student newspapers, and the periodicals: Pacotilha (1890-1900) and Diário do Maranhão, as complementary sources. The theoretical-methodological approach used is based on the assumptions of Cultural History, trying to apprehend the lyricist press from three inseparable elements, which induce us to realize a history of objects in their materiality; a history of practices in their differences; and, finally, a history of social, conceptual and psychic devices, using the indications of the Textual Configuration as a technique of analysis of the sources. It concludes that the Maranhian lyceist press played a prominent role in the Maranese society and in the process of reinvigoration of Brazilian Athens at the end of the nineteenth century, given to read as orgãos estudantais and to be known as jornalsinhos litterarios liceístas, these forms reflected the teaching model and curriculum offered by the Liceu Maranhense, and were used, mainly, as a vehicle for legitimizing intellectual practices and social status. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4066 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga |
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