Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4069
Título: Avaliação do índice de sobrepeso e obesidade infantil em uma escola pública no interior do Maranhão
Título(s) alternativo(s): Evaluation of childhood obesity index in a public school in the interior of Maranhão
Palavras-chave: Sobrepeso
Obesidade infantil
Saúde na escola
Overweight
Child obesity
Health at school
Data do documento: 22-Ago-2016
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Atualmente o sobrepeso e obesidade infantil demonstram elevada taxa de prevalência no Brasil e no mundo, e são decorrentes de causas multifatoriais, tornando-se um grave problema de saúde pública. Diante do exposto, este estudo objetivou avaliar o índice de sobrepeso e obesidade infantil em escolares de 6 a 12 anos. Para tanto, trata-se de umestudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa de dados. A amostra foi composta por 135 alunos pertencentes a uma escola pública do Município de Imperatriz-MA. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário estruturado junto aos escolares e de formulários junto aos pais dos estudantes, entre os meses de setembro a dezembro de 2015. Além disso, foi realizado diagnóstico do estado nutricional através do IMC. Os resultados obtidos demonstraram índice de sobrepeso de 8.9% e de 8.1% de obesidade. Concluiu-se que a maioria dos participantes da pesquisa não apresentou altos índices de sobrepeso e de obesidade, no entanto, nota-se a importante ressaltar que as intervenções para a prevenção da obesidade infantil devem ser sempre incentivadas.
Descrição: ABSTRACT Descriptive, cross-sectional, quantitative, in order to evaluate the obese and childhood obesity in schoolchildren from 6 to 12 years incomplete. The sample consisted of 135 students belonging to the Municipal School Darcy Ribeiro, in Imperatriz-MA municipality. The data collection was carried out through the use of questionnaires to school together and forms together with the parents of students, between the months of September to December 2015. The results showed overweight rate of 8.9% and 8.1% obesity . It was concluded that the majority of respondents did not show high rates of overweight and obesity, expressing a positive factor in the occurrence of these diseases among those surveyed.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4069
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Enfermagem do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAIRORODRIGUES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso254,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.