Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4070
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMONTEIRO, Joice França Araujo-
dc.date.accessioned2019-11-21T15:59:06Z-
dc.date.available2019-11-21T15:59:06Z-
dc.date.issued2016-08-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4070-
dc.descriptionABSTRACT Pregnancy is a physiological process and its evolution occurs mostly uneventful, though there is the possibility of being affected by a disease or condition, progressing to high-risk pregnancy. The aim of this study was to promote health education for pregnant women who have pregnancy complications in the dialogical perspective proposed by Paulo Freire. This is an action research conducted from July 2015 to June 2016, which data collection took place in April 2016, participating in 10 pregnant women hospitalized with gravidic complications in a reference maternity inside the Northeasts. Educational interventions were developed in three stages: semistructured interview knowledge of the participants and their vocabulary universe, questioning and evaluation of the developed action that occurred in four meetings. Data were organized and analyzed according to Bardin perspective. Four categories emerged Questions about health status; Feelings diagnosis and hospitalization; Experience about caring for the newborn and breastfeeding and perception of pregnant women on the dialogic moment. Educational activities based on the assumptions of Paulo Freire favor dialogue, freedom of expression, questioning and awareness for decision-making. To be used as health promotion tools to assist in the training of pregnant women in relation to care of themselves and their children. Also allowed to share feelings that arise during pregnancy and / or hospitalization, promoting better quality of life and satisfaction with nursing care in care to pregnant women in a comprehensive and individualized way.pt_BR
dc.description.abstractA gestação é um processo fisiológico e sua evolução se dá na maioria das vezes sem intercorrências, entretanto existe a possibilidade de serem acometidas por uma doença ou agravo, evoluindo para gestação de alto risco. O objetivo deste estudo foi promover educação em saúde para gestantes que apresentam complicações gestacionais na perspectiva dialógica proposta por Paulo Freire. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada no mês de abril de 2016, com 10 gestantes internadas que apresentavam complicações gravídicas em uma maternidade de referência do interior do Nordeste. As intervenções educativas foram desenvolvidas em três momentos: entrevista semiestruturada para conhecimento das participantes e do seu universo vocabular, problematização e avaliação da ação desenvolvida que ocorreram em quatro encontros. As informações foram organizadas e analisadas de acordo com perspectiva de Bardin. Emergiram quatro categorias: Dúvidas sobre o estado de saúde; Sentimentos ao diagnóstico e hospitalização; Experiência sobre cuidados com o recém-nascido e aleitamento materno e Percepção das gestantes sobre o momento dialógico. As ações educativas fundamentadas nos pressupostos de Paulo Freire favorecem o diálogo, liberdade de expressão, problematização e a conscientização para tomada de decisões. Ao serem usadas como ferramentas para promoção da saúde auxiliam na capacitação das gestantes em relação aos cuidados de si e dos filhos. Além disso possibilitou compartilhar sentimentos que surgem durante a gestação e/ou internação, promovendo melhor qualidade de vida e satisfação quanto a assistência de enfermagem no cuidado à gestante de modo integral e individualizado.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectGestação de alto riscopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectHigh-risk pregnancypt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.titlePromoção da saúde no cuidado dialógico com gestantes internadaspt_BR
dc.title.alternativeHealth promotion in dialogic care with hospitalized pregnant womenpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Enfermagem do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOICEMONTEIRO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso163,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.