Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4070
Título: Promoção da saúde no cuidado dialógico com gestantes internadas
Título(s) alternativo(s): Health promotion in dialogic care with hospitalized pregnant women
Autor(es): MONTEIRO, Joice França Araujo
Palavras-chave: Enfermagem
Gestação de alto risco
Educação em saúde
Nursing
High-risk pregnancy
Health education
Data do documento: 29-Ago-2016
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A gestação é um processo fisiológico e sua evolução se dá na maioria das vezes sem intercorrências, entretanto existe a possibilidade de serem acometidas por uma doença ou agravo, evoluindo para gestação de alto risco. O objetivo deste estudo foi promover educação em saúde para gestantes que apresentam complicações gestacionais na perspectiva dialógica proposta por Paulo Freire. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada no mês de abril de 2016, com 10 gestantes internadas que apresentavam complicações gravídicas em uma maternidade de referência do interior do Nordeste. As intervenções educativas foram desenvolvidas em três momentos: entrevista semiestruturada para conhecimento das participantes e do seu universo vocabular, problematização e avaliação da ação desenvolvida que ocorreram em quatro encontros. As informações foram organizadas e analisadas de acordo com perspectiva de Bardin. Emergiram quatro categorias: Dúvidas sobre o estado de saúde; Sentimentos ao diagnóstico e hospitalização; Experiência sobre cuidados com o recém-nascido e aleitamento materno e Percepção das gestantes sobre o momento dialógico. As ações educativas fundamentadas nos pressupostos de Paulo Freire favorecem o diálogo, liberdade de expressão, problematização e a conscientização para tomada de decisões. Ao serem usadas como ferramentas para promoção da saúde auxiliam na capacitação das gestantes em relação aos cuidados de si e dos filhos. Além disso possibilitou compartilhar sentimentos que surgem durante a gestação e/ou internação, promovendo melhor qualidade de vida e satisfação quanto a assistência de enfermagem no cuidado à gestante de modo integral e individualizado.
Descrição: ABSTRACT Pregnancy is a physiological process and its evolution occurs mostly uneventful, though there is the possibility of being affected by a disease or condition, progressing to high-risk pregnancy. The aim of this study was to promote health education for pregnant women who have pregnancy complications in the dialogical perspective proposed by Paulo Freire. This is an action research conducted from July 2015 to June 2016, which data collection took place in April 2016, participating in 10 pregnant women hospitalized with gravidic complications in a reference maternity inside the Northeasts. Educational interventions were developed in three stages: semistructured interview knowledge of the participants and their vocabulary universe, questioning and evaluation of the developed action that occurred in four meetings. Data were organized and analyzed according to Bardin perspective. Four categories emerged Questions about health status; Feelings diagnosis and hospitalization; Experience about caring for the newborn and breastfeeding and perception of pregnant women on the dialogic moment. Educational activities based on the assumptions of Paulo Freire favor dialogue, freedom of expression, questioning and awareness for decision-making. To be used as health promotion tools to assist in the training of pregnant women in relation to care of themselves and their children. Also allowed to share feelings that arise during pregnancy and / or hospitalization, promoting better quality of life and satisfaction with nursing care in care to pregnant women in a comprehensive and individualized way.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4070
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Enfermagem do Campus de Imperatriz

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