Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4074
Título: A importância dos recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem da geografia no ensino fundamental II
Título(s) alternativo(s): The importance of didactic resources in the teaching and learning process of geography in elementary school II
Autor(es): COSTA, Luana Vitória Silva
Palavras-chave: Recursos didáticos
Ensino da Geografia
Professores e alunos
Didactic resources
Teaching of Geography
Teachers and students
Data do documento: 26-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Este estudo objetivou analisar a importância dos recursos didáticos para o ensino da Geografia no ensi no fundamental II. O propósito do estudo além de discutir a importância dos recursos didáticos, por meio da pesquisa de campo que observou a aplicação desses recursos pelos professores, também procurou analisar os desafios enfrentados pelos professores da escola publica que não dispõem de certos recursos diferenciados para trabalhar a disciplina. Com o objetivo de elaborar o estudo a principio foi feita uma revisão bibliográfica para expor as teorias que discorrem sobre as metodologias e uso dos recursos di dáticos para o ensino da Geografia para o entendimento das possibilidades que influenciam na qualidade do ensino da Geografia . O trabalho ocorreu numa escola publica municipal de Magalhães de Almeida, com alunos 6º á 8º ano do ensino fundamental e com três professores de Geografia. A definição da pesquisa, conforme o procedimento técnico tratou se de uma pesquisa de campo, com execução de entrevista com uso de questionário, também houve as observações nas aulas dos professores que participaram da pesqui sa. As respostas tanto dos professores como dos alunos tiveram colocações essenciais sobre as dificuldades e a aplicação dos recursos didáticos nas aulas, na qual ajudou ter um olhar especial par a o ensino da Geografia e como esta ciência e vista pelos alun os.
Descrição: ABSTRACT This study aimed to analyze the importance of didactic resources for the teaching of Geography in elementary education II. The purpose of the study, besides discussing the importance of didactic resources, through the field research that observed the application of these resources by teachers, also sought to analyze the challenges faced by public school teachers that do not have certain differentiated resources to work the discipline . In order to elaborate the study, a bibliographical review was made to present the theories that discuss the methodologies and use of didactic resources for the teaching of Geography to understand the possibilities that in fluence the quality of Geography teaching. The work took place in a municipal public school in Magalhães de Almeida, with 6th to 8th grade students and three Geography teachers. The definition of the research, according to the technical procedure, was a fi eld research, with interview execution using questionnaire, there were also the observations in the classes of the teachers who participated in the research. The answers from both the teachers and the students had essential settings about the difficulties and the application of the didactic resources in the classes, in which it helped to have a special look at the teaching of Geography and how this science is seen by the students.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4074
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUANA-COSTA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.