Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorARAUJO, Mirlane Fernandes-
dc.date.accessioned2019-11-21T18:17:08Z-
dc.date.available2019-11-21T18:17:08Z-
dc.date.issued2019-08-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4077-
dc.descriptionABSTRACT This paper aims to analyze the challenges of sociology in Brazil, with emphasis on the teaching of this discipline in the city of Santa Quitéria-MA, with the purpose of reflecting, examining and analyzing the problems, difficulties and challenges of professional shortages. specializing in sociology and its impact on its teaching in Santa Quiteria. In this sense, our research was carried out in two moments, which were document analysis and field research, through interviews with the only sociology professors in the city. At first, our intention was to investigate, historically, the place of sociology in Brazilian school curricula, as well as to analyze its offer and expansion before and after Law Nº. 11,684 of 2008, highlighting also the Law Nº. 13,415 of 2017, in an attempt to understand the consequences of these reforms for the teaching of sociology in the country. Secondly, our research was conducted at the only high school in the city, the Nestor Cunha Conego Teaching Center, in which we elaborated a series of questionnaires to understand how these professionals identify the different problems involving the teaching of sociology, both in a macro perspective as well as location.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios da Sociologia no Brasil, com destaque para o ensino desta disciplina no município de Santa Quitéria-MA, com o propósito de refletir, examinar e analisar os problemas, as dificuldades e os desafios da escassez de profissionais não especializados em sociologia e o seu impacto no ensino da mesma em Santa Quitéria. Nesse sentido, nossa pesquisa foi realizada em dois momentos, sendo eles a análise de documentos e a pesquisa de campo, através de entrevistas com os únicos professores de sociologia da cidade. No primeiro momento nossa intenção foi investigar, historicamente, o lugar da sociologia nos currículos escolares do Brasil, bem como analisar sua oferta e expansão antes e depois da Lei Nº. 11.684 de 2008, com destaque ainda para a Lei Nº. 13.415 de 2017, na tentativa de compreender as consequências destas reformas para o ensino de sociologia no país. No segundo momento nossa pesquisa foi realizada na única escola de Ensino Médio da cidade, o Centro de Ensino Conego Nestor Cunha, no qual elaboramos uma série de questionários a fim de compreendermos como estes profissionais identificam os diferentes problemas envolvendo o ensino de Sociologia, tanto numa perspectiva macro quanto local.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectDesafios da Sociologia no Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectChallenges of Sociology in Brazilpt_BR
dc.subjectSociology teachingpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleDesafios da sociologia no Brasil: uma análise sobre o ensino de Sociologia no município de Santa Quitéria do Maranhão – MApt_BR
dc.title.alternativeChallenges of sociology in Brazil: an analysis of the teaching of sociology in Santa Quitéria do Maranhão - MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIRLANE-ARAÚJO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.