Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4084
Título: PROJETO GELADEIROTECA: uma experiência de leitura em uma escola da Rede Pública Municipal em São Luís - MA.
Título(s) alternativo(s): GELADEIROTECA PROJECT: a reading experience in a network school Municipal Public In São Luís - MA.
Autor(es): CARVALHO, Cassia Regina Miranda de
Palavras-chave: Leitura; Mediação da leitura; Letramento literário; Projeto Geladeiroteca
Reading; Reading mediation; Literary literacy; Geladeiroteca Project
Data do documento: 16-Ago-2019
Editor: UFMA
Resumo: Estudo sobre as experiências de formação de leitores por meio do “Projeto Geladeiroteca” com alunos do ensino fundamental de uma Escola Pública Municipal em São Luís - MA. A perspectiva teórica que norteou o estudo teve como abordagem a concepção de leitura na dimensão do letramento literário, que se configura enquanto prática que se baseia na leitura do texto literário como instrumento de formação crítica do leitor, situado contextualmente, que educa, informa e diverte. O objetivo deste estudo foi analisar as experiências e as contribuições do “Projeto Geladeiroteca” na formação de leitores, desenvolvido com alunos em uma escola pública municipal em São Luís. O estudo teve como metodologia a pesquisa bibliográfica que possibilitou a compreensão teórica acerca do letramento literário e das práticas de leitura, e a pesquisa de campo, a partir de observação participante durante as atividades do projeto e aplicação de questionários com professores e alunos envolvidos nas experiências de leitura. Dentre os resultados da pesquisa verificou-se que os alunos gostam de ler os livros da “Geladeiroteca”, embora haja a necessidade de renovação das coleções para aumentar o nível de interesse de leitura e de variedades de gêneros literários, que por meio da mediação da leitura pelos professores e alunos mais experientes, os demais alunos passaram a demonstrar um maior interesse pela leitura literária e a buscar livros com maior frequência. É evidente a relevância do Projeto “Geladeiroteca”, porém observa-se ainda pouca participação por meio do conjunto de professores da Escola em se envolver no Projeto e desenvolver ações sistemáticas no planejamento curricular que incorpore a leitura literária como ação fundamental para formar leitores, sobretudo com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, de modo que adquiram o gosto e o exercício habitual da leitura, que se concretiza na escola e se amplia para a vida pessoal e coletiva.
Descrição: Study about the experiences of readers formation through the "Geladeiroteca project" with elementary school students from a municipal public school in São Luís-MA. The theoretical perspective that guided the study had as an approach the conception of reading in the dimension of literary literacy, which is configured as a practice that is based on reading the literary text as an instrument of critical formation of the readers, situated contextually, which educates, informs and amuses. The aim of this study was to analyze the experiences and contributions of the "Geladeiroteca project" in the formation of readers, developed with students in a municipal public school in São Luís. The study had as methodology the bibliographic research that allowed the theoretical comprehension about literary literacy and reading practices, and field research, from participant observation during the project activities and application of questionnaires with teachers and students involved in reading experiences. Among the results of the research it was found that students like reading the books of "Geladeiroteca", although there is a need for renovation of the collections to increase the level of interest of reading and varieties of literary genres, which through mediation of reading by teachers and more experienced students, the other students began to demonstrate a greater interest in literary reading and search for books more frequently. It is evident the relevance of the project "Geladeiroteca", but there is still little participation through the group of teachers of the school to get involved in the project and develop systematic actions in the curricular planning that incorporates the literary reading as a fundamental action to form readers, especially with students from the early years of elementary school, so that they acquire the taste and habitual exercise of reading, which is concretized in school and expands to personal and collective life.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4084
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cassia regina M. de Carvalho.pdf714,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.