Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4087
Título: Percepções sobre o ensino de Sociologia: O que pensam os estudantes sobre a disciplina Sociologia no Ensino Médio no município de Santa Quitéria- MA.
Título(s) alternativo(s): Perceptions about the teaching of sociology: What do students think about the discipline sociology in high school in the city of Santa Quitéria- MA.
Autor(es): PINTO, Vanessa Gabriella Carvalho
Palavras-chave: Ensino de Sociologia
Estudantes
Ensino Médio
Sociology Teaching
Students
High school
Data do documento: 14-Ago-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo percorrer a trajetória da implantação da Sociologia no currículo no Brasil, bem como os desafios presentes nessa empreitada até a consolidação como disciplina no Ensino Médio. Assim, nossa investigação centra-se na disciplina de Sociologia, o currículo do Ensino Médio no município de Santa Quitéria- MA e a percepção de jovens sobre a disciplina na Escola Centro Educacional Conego Nestor Cunha. Dessa forma, o escopo deste estudo é compreender a visão dos estudantes do Ensino Médio sobre a disciplina de Sociologia, que contribuição o aporte teórico-conceitual influenciou na sua formação como instrumento da constituição do caráter pessoal e do seu olhar de mundo. A metodologia consistiu através de uma pesquisa de campo com questionário obtendo informações sobre a percepção dos estudantes do Ensino Médio da rede pública, sobre o ensino da Sociologia, quanto o conhecimento em relação aos conceitos sociológicos abordados em sala de aula. Procuramos também compreender o que os alunos pensam sobre a disciplina no currículo do Ensino Médio, sua utilidade/importância enquanto instrumento de formação crítica e compreensão dos conceitos Sociológicos. Portanto, os resultados nos mostraram que a visão dos alunos sobre o Ensino de Sociologia, os conteúdos e a metodologia estão associados ao processo de construção durante os três anos da Sociologia no Ensino Médio. Diante destas constatações, é bem nítida a postura positiva dos alunos a Sociologia como disciplina, fazendo-lhes suscitar significados necessários às suas vidas. Observamos isto no resultado da pesquisa expresso nas respostas dos estudantes no questionário, o qual demonstrou que os alunos possuem conhecimento do que é a Sociologia e da sua importância no processo de aprendizagem e de formação crítica.
Descrição: SUMMARY This research aims to walk the path of the implementation of sociology in the curriculum in Brazil, as well as the challenges present in this endeavor until consolidation as a subject in high school. Thus, our research focuses on the subject of Sociology, the High School curriculum in the city of Santa Quiteria-MA and the perception of young people on the subject at the Centro Educacional Conego Nestor Cunha School. Thus, the scope of this study is to understand the view of high school students on the discipline of Sociology, which contribution the theoretical-conceptual contribution influenced in their formation as an instrument of the constitution of personal character and their worldview. The methodology consisted of a field research with questionnaire obtaining information on the perception of public high school students, on the teaching of sociology, as the knowledge regarding the sociological concepts addressed in the classroom. We also seek to understand what students think about the subject in the high school curriculum, its usefulness / importance as an instrument of critical formation and understanding of sociological concepts. Therefore, the results generally showed us that the teaching of sociology, the contents, the methodology and the students' view on it is still associated in the construction process during the three years in high school. Given these findings, the posture of students in Sociology as a discipline is clearly positive, making them raise the meanings necessary for their knowledge. We observed this in the survey results when student responses to the questionnaire demonstrate knowledge of what sociology is and what it is for in the process and learning. For they create more enlightened dialogues about the role of the teaching of sociology in society, in the school, in the environment in which they are inserted, and in the knowledge under construction in a critical way coherently dialogues the importance of studying sociological contents in the classroom.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4087
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANESSA-PINTO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso447,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.