Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4100
Título: A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ – MA.
Título(s) alternativo(s): MUSIC AS A TEACHING RESOURCE IN GEOGRAPHY CLASSES OF GRAJAÚ - MA EDUCATION SCHOOL.
Autor(es): FERREIRA, Daniel Galvão
Palavras-chave: música; espaço escolar; ensino de geografia; metodologia de ensino
music; school space; geography teaching; teaching methodology
Data do documento: 29-Mai-2019
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho se propõe em discutir o importante papel que a música realiza como ferramenta pedagógica nas aulas de geografia, partindo do pressuposto de como inserir esse meio artístico em sala de aula buscando aprimorar o processo de ensino aprendizagem nesse campo cientifico, ademais, o trabalho parte em analisar uma discussão sobre o relevante papel que a musicalidade proporciona ao ensinar geografia, norteando que essa tática facilita a compreensão dos alunos bem como enriquece o trabalho profissional docente. Adotando a metodologia qualitativa sendo a pesquisa bibliográfica e de campo percursores para chegar ao objetivo proposto, foi realizado por meio de roteiro de entrevista questões abertas e fechadas sobre a temática proposta assim obtendo as informações precisas sobre a realidade presente em sala de aula. Com tudo, em todo processo foi possível chegar aos resultados esperados sendo os alunos e professores participantes dessa pesquisa, seus relatos demostram tamanha relevância da música inserida ao processo de ensino de geografia destacando-a como um fator crucial para o processo de aprendizagem. Nesse ponto, essa pesquisa pode certamente, da assistência a educadores que almejam a capacidade de fazer a diferença no senário educacional atual e tenham no aspecto musical um aliado permanente no processo de ensino aprendizagem no que tange os conhecimentos geográficos.
Descrição: The present work intends to discuss the important role that music plays as a pedagogical tool in geography classes, based on the assumption of how to insert this artistic medium in the classroom to improve the learning process in this scientific field, in addition the work part in analyzing a discussion about the relevant role that musicality provides in teaching geography, pointing out that this artistic medium facilitates students' understanding as well as enriches professional teaching work. Adopting the qualitative methodology being the bibliographical and field research precursors to reach the proposed objective, it was accomplished by means of interview script open and closed questions about the proposed theme, thus obtaining accurate information about the reality present in the classroom. With all in all process it was possible to reach the expected results being the students and teachers participating in this research, their reports show such relevance of the music inserted to the process of teaching geography highlighting it as a crucial factor for the learning process. At this point, this research can certainly assist educators who seek the ability to make a difference in the current educational setting and have in the musical aspect a permanent ally in the process of teaching learning regarding geographic knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4100
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniel G.F..pdf499,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.