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http://hdl.handle.net/123456789/4102
Título: | A EDUCAÇÃO À LUZ DE SANTO AGOSTINHO. |
Título(s) alternativo(s): | EDUCATION IN THE SAINT AGOSTINHO LIGHT. |
Autor(es): | BISPO, Marcos Alves |
Palavras-chave: | Educação; Santo Agostinho; Afetividade Education; Augustine; Affectivity |
Data do documento: | 13-Ago-2019 |
Editor: | UFMA. |
Resumo: | Partindo do objetivo principal de entender quais as contribuições do pensamento de Santo Agostinho para a educação na atualidade, o presente trabalho se preocupou em construir um panorama que contemplou aspectos históricos da biografia do autor, de sua produção e de suas principais teses. Inicialmente se observa que o contexto em que viveu Santo Agostinho era de grande mudança cultural, social e política, com a decadência do Império Romano e Ascensão da Igreja Católica. Essa realidade de mudança de paradigma onde a hegemonia cristã passou a se fortalecer impactou diretamente o pensamento agostiniano que, durante toda a sua vida, esteve em reflexão sobre Deus e sobre a relação dos homens com a transcendentalidade. Conclui-se que a atualidade de Santo Agostinho é expressa de maneira mais viva e urgente na relação da educação com o mundo que a cerca, sobretudo sobre seus objetivos. Observa-se que a educação tem sido instrumento de disputas no campo do progresso material para o homem há muito tempo. Esse cenário tem atingido níveis extremamente preocupantes, com o aumento da concentração de renda e da pobreza. Tal reflexão encontra total ligação com a obra de autores contemporâneos como Edgar Morin, ao defender os mesmos valores universais como a solidariedade, a empatia, o amor, o respeito e a autor reflexão como saberes necessários para a educação em nossos dias. Para além da materialidade e da educação como parte de uma engrenagem econômica, a escola deve servir para possibilitar aos homens que se tornem indivíduos conscientes, tolerantes, éticos e solidários. Essa conclusão também se direciona para o comportamento dos educadores, que devem vivenciar esses valores em sala de aula. Dessa forma, eles poderão ser realmente internalizados. |
Descrição: | Starting from the main objective of understanding the contributions of Augustine thought to education in the present time, this work was concerned with constructing a panorama that contemplated historical aspects, the author' s biography, his production and his main theses. Initially it is observed that the context in which Augustine lived was of great cultural, social and political change, with the decay of the Roman Empire and the Ascension of the Catholic Church. This reality of a paradigm where Christian hegemony began to strengthen, directly impacted Augustinian thinking, which throughout his life was in reflection on God and on the relationship of men with transcendentality. It is concluded that the actuality of St. Augustine is expressed more vividly and urgently in the relationship of education with the world around it, especially over its objectives. It is observed that education has been an instrument of disputes as a field of material progress for man for a long time. This scenario has reached extremely worrying levels, with increased concentration of income and poverty. This reflection finds complete connection with the work of contemporary authors such as Edgar Morin, in defending the same universal values as solidarity, empathy, love, respect and self-reflection as the knowledge necessary for education in our day. Beyond materiality and education as part of an economic cogeneration, the school must serve to enable men to become conscious, tolerant, ethical and supportive individuals. This conclusion is also directed toward the behavior of educators, who must experience these values in the classroom. This way they can be really internalized. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4102 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú |
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