Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4107
Título: | Práticas de ensino: Um olhar sobre as novas metodologias para o ensino de biologia |
Título(s) alternativo(s): | Teaching Practices: A Look at New Methodologies for Biology Teaching |
Autor(es): | COUTINHO, Maria Ivaneide Costa |
Palavras-chave: | Ensino de biologia Metodologias de ensino Jogos didáticos Biology teaching Teaching methodologies Educational games |
Data do documento: | 3-Jul-2019 |
Editor: | Universiade Federal do Maranhão |
Resumo: | O ensino de Biologia tem exigido o uso de metodologias alternativas e práticas diversificadas de ensino que estimulem a compreensão dos conteúdos científicos de maneira que a aprendizagem possa ser facilitada e propicie um maior interesse do aluno em aprender mais. Portanto, nesta pesquisa, buscou-se analisar a contribuição de metodologia lúdicas no ensino de biologia. Para tanto, fez-se uma pesquisa-ação realizada com alunos 8º Ano do Ensino Fundamental Maior, da Unidade Escolar Básica Sérgio Leonardo, situada no município de Água Doce do Maranhão, povoado Salgadinho. A pesquisa ocorreu em duas etapas: na primeira foi realizada uma aula tradicional usando somente o livro didático, quadro e pincel para a escrita e correção das atividades ministrada pelo professor de biologia lotado na escola, e a segunda etapa a aula foi dada utilizando metodologia lúdica denominada “Baralho Celular”. Durante estas etapas, analisaram–se quais foram os níveis de aproveitamento dos alunos levando em consideração a metodologia que foi utilizada em cada etapa descrita, por meio da observação e com aplicação de questionário. Os resultados apontam que o jogo didático é uma ferramenta interativa, dinâmica, que estimula o aluno a participar ativamente do seu processo de ensino, desenvolvendo todas as suas capacidades de aprender. Além disso, a aula lúdica fortaleceu a aprendizagem do conteúdo e contribuiu para que os educandos descobrissem valores maiores no próprio eixo social de integração de valores humanos, como por exemplo: a amizade, a confiança no outro, o trabalho em equipe, além do resgate aos conhecimentos prévios dos alunos. |
Descrição: | ABSTRACT The teaching of biology has required the use of alternative methodologies and diverse teaching practices that stimulate the understanding of the scientific contents so that the learning can be facilitated and it allows a greater interest of the student in learning more. Therefore, in this research, we sought to analyze the contribution of ludic methodology in biology teaching. Therefore, an action research was carried out with students 8th Year of Elementary School of the Unidade Escolar Básica Sérgio Leonardo, located in the municipality of Água Doce do Maranhão, in the village of Salgadinho. The research was carried out in two stages: the first one was a traditional class using only the textbook, board and atomic pencil for the writing and correction of the activities taught by the teacher of biology at school, and the second stage the lesson was given using the ludic methodology called "Cellular Deck". During these stages, the student's achievement levels were analyzed taking into account the methodology that was used in each step described, through the observation and with the application of a questionnaire. The results show that the didactic game is an interactive, dynamic tool that encourages students to participate actively in their teaching process, developing all their learning abilities. In addition, the ludic class strengthened the learning of content and contributed to learners discovering greater values in the social axis of integration of human values, such as: friendship, trust in the other, teamwork, in addition to the rescue knowledge of the students. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4107 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA IVANEIDE-COUTINHO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 900,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.