Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4115
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dc.contributor.authorLIMA, Igo de Sousa-
dc.date.accessioned2019-11-27T19:15:46Z-
dc.date.available2019-11-27T19:15:46Z-
dc.date.issued2019-06-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4115-
dc.descriptionSUMMARY Several methodologies and didactic resources have arisen in order to contextualize the mathematics classes and to contribute with greater learning in this area. Thus, this study aimed to analyze the contributions of an educational game in the teaching-learning process of probability content in two groups of 9th grade of a municipal school located in the city of Magalhães de Almeida - MA. The research was based on authors such as Lara (2003), Grando (2004), Cabral (2006), Cândido, Diniz and Smole (2007) and national educational documents such as PCNs (1998) and BNCC (2017). The performance of the students in the moments after the traditional and post-play classes and the evaluation of the methodologies used were obtained through the application of questionnaires. The game "Probability Raffle" was executed during a pedagogical intervention and had the participation of 36 students. The results of the application of the educational game revealed improvements in student learning for both classes, evidenced the development of autonomy, socialization and motivation of the students and also reached the recognition of these participants regarding the benefits of this didactic resource in the pedagogical and personal scope.pt_BR
dc.description.abstractDiversas metodologias e recursos didáticos vêm surgindo com vistas a contextualizar as aulas de matemática e contribuir com maior aprendizagem nesta área. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de um jogo educativo no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo probabilidade em duas turmas de 9º ano de uma escola municipal situada na cidade de Magalhães de Almeida – MA. A pesquisa científica baseou-se em autores como Lara (2003), Grando (2004), Cabral (2006), Cândido, Diniz e Smole (2007) e documentos nacionais de instância educacional como os PCNs (1998) e a BNCC (2017). O desempenho dos discentes nos momentos pós aula tradicional e pós lúdico e a avaliação das metodologias empregadas foram obtidos através da aplicação de questionários. O jogo “Sorteio das Probabilidades” foi executado durante uma intervenção pedagógica e contou com a participação de 36 alunos. Os resultados da aplicação do jogo educativo revelaram melhorias na aprendizagem discente para ambas as turmas, evidenciou o desenvolvimento da autonomia, socialização e motivação dos alunos e também, alcançou o reconhecimento destes participantes quanto aos benefícios deste recurso didático no âmbito pedagógico e pessoal.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversiade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.subjectJogo educativopt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectProbabilitypt_BR
dc.subjectEducational gamept_BR
dc.titleO lúdico no ensino-aprendizagem de probabilidade: uma experiência no ensino fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeThe playful in teaching-learning probability: an experience in elementary school IIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

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