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http://hdl.handle.net/123456789/4115
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | LIMA, Igo de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-27T19:15:46Z | - |
dc.date.available | 2019-11-27T19:15:46Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4115 | - |
dc.description | SUMMARY Several methodologies and didactic resources have arisen in order to contextualize the mathematics classes and to contribute with greater learning in this area. Thus, this study aimed to analyze the contributions of an educational game in the teaching-learning process of probability content in two groups of 9th grade of a municipal school located in the city of Magalhães de Almeida - MA. The research was based on authors such as Lara (2003), Grando (2004), Cabral (2006), Cândido, Diniz and Smole (2007) and national educational documents such as PCNs (1998) and BNCC (2017). The performance of the students in the moments after the traditional and post-play classes and the evaluation of the methodologies used were obtained through the application of questionnaires. The game "Probability Raffle" was executed during a pedagogical intervention and had the participation of 36 students. The results of the application of the educational game revealed improvements in student learning for both classes, evidenced the development of autonomy, socialization and motivation of the students and also reached the recognition of these participants regarding the benefits of this didactic resource in the pedagogical and personal scope. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diversas metodologias e recursos didáticos vêm surgindo com vistas a contextualizar as aulas de matemática e contribuir com maior aprendizagem nesta área. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de um jogo educativo no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo probabilidade em duas turmas de 9º ano de uma escola municipal situada na cidade de Magalhães de Almeida – MA. A pesquisa científica baseou-se em autores como Lara (2003), Grando (2004), Cabral (2006), Cândido, Diniz e Smole (2007) e documentos nacionais de instância educacional como os PCNs (1998) e a BNCC (2017). O desempenho dos discentes nos momentos pós aula tradicional e pós lúdico e a avaliação das metodologias empregadas foram obtidos através da aplicação de questionários. O jogo “Sorteio das Probabilidades” foi executado durante uma intervenção pedagógica e contou com a participação de 36 alunos. Os resultados da aplicação do jogo educativo revelaram melhorias na aprendizagem discente para ambas as turmas, evidenciou o desenvolvimento da autonomia, socialização e motivação dos alunos e também, alcançou o reconhecimento destes participantes quanto aos benefícios deste recurso didático no âmbito pedagógico e pessoal. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universiade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Probabilidade | pt_BR |
dc.subject | Jogo educativo | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Probability | pt_BR |
dc.subject | Educational game | pt_BR |
dc.title | O lúdico no ensino-aprendizagem de probabilidade: uma experiência no ensino fundamental II | pt_BR |
dc.title.alternative | The playful in teaching-learning probability: an experience in elementary school II | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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IGO-LIMA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 994,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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