Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4116
Título: Teoria da aprendizagem significativa e Geogebra: uma experiência no ensino-aprendizagem das funções seno e cosseno
Título(s) alternativo(s): Meaningful learning theory and Geogebra: an experience in teaching and learning the sine and cosine functions
Autor(es): SILVA, Tânia Patrícia Silva e
Palavras-chave: Funções seno e cosseno
GeoGebra
Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS)
Sine and Cosine Functions
GeoGebra
Significant Learning Theory (SAT)
Data do documento: Jul-2019
Editor: Universiade Federal do Maranhão
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em comparar a aprendizagem discente acerca das funcionalidades dos parâmetros e aplicações das funções seno e cosseno após metodologia tradicional e o uso do software GeoGebra. Para isso, foram utilizadas sequências didáticas com atividades em um nível de exigência crescente aplicadas a 14 discentes de um Curso de Licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Química, divididos em Grupo A e Grupo B. Em ambos, foram realizadas etapas similares para a pesquisa, porém, para o Grupo B durante a aplicação da intervenção didática, utilizou-se o software e algumas orientações da Teoria de Aprendizagem de Ausubel enquanto para o outro grupo teve apenas a abordagem tradicional dos conteúdos função seno e cosseno. O uso do software possibilitou uma conexão entre a Matemática teórica (ou abstrata) e a prática, possibilitando a visualização mais detalhada dos gráficos das funções seno e cosseno de forma que apresentou mais vantagens quando comparadas as aulas tradicionais. Os grupos não apresentaram bom desempenho quanto às aplicações das funções, revelando a necessidade de ampliação na abordagem didática desse tipo de questão pelos docentes em todos os níveis de ensino.
Descrição: ABSTRACT The objective of this work is to compare the student learning about the functionalities of the parameters and applications of sine and cosine functions after traditional methodology and the use of GeoGebra software. For this, didactic sequences were used with activities at a level of increasing demand applied to 14 students of a Bachelor's Degree in Natural Sciences with qualification in Chemistry, divided into Group A and Group B. In both, similar steps were carried out for the research , but for Group B during the application of the didactic intervention, the software and some guidelines of the Ausubel Learning Theory were used, while for the other group it only had the traditional approach of the sine and cosine function contents. The use of the software enabled a connection between the theoretical (or abstract) mathematics and the practice, allowing a more detailed visualization of the sine and cosine functions in a way that presented more advantages when compared to the traditional classes. The groups did not present a good performance regarding the applications of the functions, revealing the need to expand the didactic approach of this type of question by teachers at all levels of education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4116
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TÂNIA-SILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.