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Título: Avaliação da assistência pré-natal: perspectivas dos profissionais e gestantes
Título(s) alternativo(s): Evaluation of Prenatal Assistance: Perspectives of Professionals and Pregnant
Autor(es): GUAJAJARA, Lais Gomes Silva
Palavras-chave: Gestação
Pré-Natal
Assistência de Enfermagem
Atenção básica em saúde
Gestation
Prenatal
Nursing Assistance
Primary care
Data do documento: 10-Mar-2017
Editor: Universiade Federal do Maranhão
Resumo: Assistência pré-natal consiste em ações de cunho educativo e procedimentos clínicos, durante todo o processo de gestação, proporcionando uma gravidez saudável para o binômio mãe-filho. Objetivou-se avaliar a qualidade da assistência pré-natal, na Unidade Básica de Saúde, a partir do preconizado pelo Ministério da Saúde com base na visão dos Médicos e Enfermeiros que atuam na Estratégia Saúde da Família, e das gestantes assistidas. Foram adotados os critérios do índice de Kessner modificado por Takeda e o índice IPR/Pré-Natal. Estudo descritivo, exploratório, com abordagem quantiqualitativa, realizado com 13 gestantes e 4 profissionais da ESF. Os resultados mostraram que as gestantes estavam satisfeitas com o atendimento dos profissionais, em relação ao ingresso do pré-natal e realização de exames apresentavam-se em 84,6% adequado; os procedimentos 54,5% apresentavam-se inadequados, conforme índice IPR/Pré-natal, havendo falhas em procedimentos assistenciais essenciais, nas educações em saúde e na realização de Papanicolau. A infraestrutura da UBS apresentava falta de medicamentos essenciais à gestante, ausência de alguns recursos materiais e instrumentos de registros. Os profissionais afirmavam está fazendo o que era de sua competência, mesmo que os índices utilizados tenham evidenciado maior percentual de inadequação. Conclui-se que os profissionais devem ser capacitados e devem receber educação continuada para aprimoramento de condutas e protocolos para a qualificação do pré-natal, cabendo à gestão oferecer aos serviços de saúde os recursos e suporte necessários.
Descrição: ABSTRACT Prenatal care consists of educational actions and clinical procedures throughout the gestation process, providing a healthy pregnancy for the mother-child binomial. This study aimed to assess the quality of prenatal care in Basic Health Unit, from the recommended by the Ministry of Health based on the vision of the Doctor and Nurse working in the Family Health Strategy, and assisted pregnancies. The Kessner index criteria modified by Takeda and the IPR / Prenatal index were adopted. A descriptive, exploratory study with a quantitative approach, carried out with 13 pregnant women and 4 FHS professionals. The results showed that the pregnant women were satisfied with the attendance of the professionals, in relation to the admission of the prenatal and the accomplishment of exams they were presented in 84.6% adequate according to the indices; The procedures were 54.5% inadequate, according to the IPR / Prenatal index, with failures in essential care procedures, health education and Pap smears. The infrastructure of the UBS showed a lack of essential medicines to the pregnant woman, lack of some material resources and instruments of registries. The professionals affirmed that they are doing what was within their competence, even though through the index used they presented a higher percentage of inadequacy. It is concluded that professionals must be trained and must receive continuing education to improve the ducts and protocols for the prenatal qualification, and it is the responsibility of the management to provide the necessary resources and support to the health services.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4122
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Enfermagem do Campus de Imperatriz

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