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Título: Acolhimento na atenção básica: percepção dos profissionais de saúde que atuam em Unidades Básica de Saúde
Título(s) alternativo(s): Welcome in basic care: perception of health professionals working in Basic Health Units
Autor(es): SIMÕES, Taynam Farias Silva
Palavras-chave: Acolhimento
Atenção Básica
Profissional de saúde
Reception
Basic Attention
Healthcare professional
Data do documento: 10-Mar-2017
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O acolhimento na saúde básica trata-se de uma conduta ética que envolve o comportamento do profissional em prestar apoio e orientação ao cliente, sendo uma diretriz da Política Nacional de Humanização – PNH, tendo em vista buscar soluções e satisfação em atender as necessidades do indivíduo que busca atendimento na Atenção Básica, garantido assim a materialização do princípio da integralidade. O presente trabalho buscou avaliar o processo de acolhimento nas Unidades Básicas de saúde que atendem a uma grande demanda de usuários no Município de Imperatriz-Maranhão. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado entrevistas com questionários semiestruturado, com os profissionais de saúde, sendo eles 20 profissionais: 3 enfermeiros, 4 técnicos de enfermagem, 3 agente comunitários, 7 recepcionistas e 2 auxiliar de laboratório, dando ênfase ao seu conhecimento, as dificuldade encontradas pelos profissionais e a verificação das estratégias e métodos que favorecem na realização do acolhimento satisfatório na realização do atendimento à saúde. A coleta de dados aconteceu por meio da aplicabilidade de um questionário com perguntas abertas e fechadas, seguindo as principais etapas: Perfil sócio-demográfico, situação da área de abrangência, acesso a unidade de saúde, oferta do cuidado e avaliação do atendimento ao usuário. Os dados obtidos foram analisados e inseridos em tabelas e, nas quais 75% afirmam que as unidades realizam acolhimentos, apesar de que 20% encontram dificuldade em realizar tal ação, uma vez que 44% nunca participaram de treinamento abordando esse assunto, mesmo assim 90% asseguram que atendimento ofertado é de boa qualidade. Entendendo assim que o acolhimento relaciona-se com o vínculo entre funcionários e usuários, com a resolutividade no atendimento e com a adequação dos serviços e necessidades dos clientes, respeitando assim os princípios básicos do SUS.
Descrição: ABSTRACT Reception in basic health is an ethical conduct that involves the behavior of the professional in providing support and guidance to the client, being a guideline of the National Humanization Policy (PNH), with a view to seeking solutions and satisfaction in meeting the needs of the individual Which seeks care in Primary Care, thus ensuring the materialization of the principle of integrality. The present study sought to evaluate the reception process in the Basic Health Units that meet a great demand of users in the Municipality of Imperatriz-Maranhão. This is a descriptive and exploratory study with a quantitative and qualitative approach, conducted interviews with semi-structured questionnaires, with health professionals, being 20 professionals: 3 nurses, 4 nursing technicians, 3 community agents, 7 receptionists and 2 Laboratory, emphasizing their knowledge, the difficulties encountered by professionals and the verification of the strategies and methods that favor the accomplishment of the satisfactory reception in the accomplishment of health care. Data collection was done through the applicability of a questionnaire with open and closed questions, following the main steps: Socio-demographic profile, situation of the area of coverage, access to the health unit, provision of care and evaluation of care to the user. The data obtained were analyzed and inserted in tables and, in which 75% affirm that the units host, although 20% find it difficult to perform such action, since 44% never participated in training addressing this issue, even so 90 % Assure that the offered service is of good quality. Understanding therefore that the host is related to the bond between employees and users, with the resolve in the service and with the adequacy of the services and needs of the clients, respecting the basic principles of SUS.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4137
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Enfermagem do Campus de Imperatriz

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