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http://hdl.handle.net/123456789/4159
Título: | SOCIOLOGIA NO BRASIL: uma análise das idas e vindas da disciplina no Ensino Médio Brasileiro. |
Título(s) alternativo(s): | SOCIOLOGY IN BRAZIL: an analysis of the comings and goings of high school discipline Brazilian. |
Autor(es): | SILVA, Andreza Garcez |
Palavras-chave: | Ensino de Sociologia; Inserção da Sociologia no Brasil; Ensino Médio Sociology Teaching; Insertion of Sociology in Brazil; High school |
Data do documento: | 23-Jul-2019 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O presente trabalho trata sobre o ensino de Sociologia no Brasil refletindo acerca do processo de idas e vindas da disciplina na educação pública brasileira. Nessa perspectiva, a construção de uma sociologia “brasileira” elencando os desafios para a efetivação da sociologia enquanto disciplina na universidade, bem como, no ensino escolar. A presente pesquisa trata-se de uma investigação de cunho bibliográfico, desse modo, o levantamento bibliográfico e exploratório foi feito sobre o tema em questão. Para o desenvolvimento desta pesquisa fez-se uso dos estudos de Fernandes (1980), Santos (2013), Cândido 2006), Moraes (2010), Nascimento (2007), Santos (2002), Florêncio, Plancherel (2018), Meucci (2000), Meksenas (1995), Brasil (2000, 2006, 2017), Carvalho (2004), Silva (2010), dentre outros autores. Na pesquisa identificamos que pensar no processo construtivo de uma sociologia “brasileira” é também refletir sobre os desafios que permearam o processo de validação da sociologia, enquanto disciplina no ensino escolar. A instauração de mudanças no cenário educacional a partir das reformas dificultou e ainda dificulta a promoção de uma educação voltada à formação do pensamento crítico dos jovens, distanciando-se de uma educação que preze o desenvolvimento de cidadãos capazes de ler o mundo, ou seja, sujeitos aptos a refletir de maneira autônoma. Portanto, vê-se que, em cada momento histórico constata-se a existência de diferentes projetos e reformas educacionais condicionadas por disputas políticas e ideológicas relacionadas às condições sociais e econômicas de determinada época. Na qual as mesmas não priorizam a elaboração de debates que envolvessem os estudantes, pais, professores e demais atores sociais, ou seja, nenhuma articulação com a sociedade ou profissionais da educação, dificultando a construção de uma Sociologia autônoma e atuante na formação de cidadãos reflexivos. |
Descrição: | This paper deals with sociology teaching in Brazil reflecting on the process of comings and goings of the discipline in Brazilian public education. As well as, the construction of a "Brazilian" sociology, listing the challenges for the effectiveness of sociology as a discipline in the university, as well as in school education. The present research is an investigation of bibliographical character, in this way, the bibliographic survey was done on the subject in question. For the development of this research, the studies of Fernandes (1980), Santos (2013), Cândido 2006), Moraes (2010), Nascimento (2007), Santos (2002), Florêncio; Plancherel (2018), Meucci (2000), Meksenas (1995), Brazil (2000, 2006, 2017), Carvalho (2004), Silva (2010), among other authors. In the research we identify that thinking about the constructive process of a "Brazilian" sociology is also to reflect on the challenges that permeated the validation process of sociology as a discipline in school education. The establishment of changes in the educational scenario from the reforms has made difficult and even difficult to promote an education focused on the formation of critical thinking of young people, distancing themselves from an education that promotes the development of citizens able to read the world, subjects that are able to reflect in an autonomous way. Therefore, it is seen that in each historical moment the existence of different educational projects and reforms conditioned by political and ideological disputes related to the social and economic conditions of a certain epoch is verified. Where they do not prioritize the elaboration of debates that involve students, parents, teachers and other social actors, that is, no articulation with society or education professionals, making it difficult to build an autonomous Sociology and active in the formation of reflective citizens. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4159 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo. |
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