Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4160
Título: | OS DESAFIOS NA PROMOÇÃO DA EQUIDADE DE GÊNERO NO CENTRO DE ENSINO MARIA ÁGUIDA, NA CIDADE ESPERANÇA. |
Título(s) alternativo(s): | THE CHALLENGES IN PROMOTING GENDER EQUITY IN THE TEACHING CENTER MARIA ÁGUIDA, IN THE ESPERANÇA CITY. |
Autor(es): | CARVALHO, Danielle Pereira |
Palavras-chave: | Desafios; Discussão de Gênero; Escola; Professores; Questões de Gênero Challenges; Gender Discussion; School; Teachers; Gender Issues |
Data do documento: | 16-Jul-2018 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O presente trabalho objetivou analisar os desafios na promoção do debate sobre questões de gênero pelos professores nas salas de aulas no centro de ensino Maria Águida, localizada na cidade Esperança. Dessa forma buscou – se mapear se os professores discutem acerca das questões de gênero em sala de aula, bem como descrever a percepção dos professores sobre a temática e quais as opiniões deles a respeito do assunto. A pesquisa seguiu a linha de uma abordagem qualitativa, dividida em duas partes: a entrevista semiestruturada e a pesquisa de campo. Para tanto foram feitas entrevistas semiestruturadas com oitos professor@ do ensino médio, também observações de algumas das salas de aula, bem como o cotidiano da escola com o objetivo de analisarmos dinâmicas que acontecem no espaço escolar que contribuem para a reprodução das desigualdades. |
Descrição: | The present study aimed to analyze the challenges in promoting the debate on gender issues by teachers in classrooms at the Maria Águida educational center, located in the city of Esperança. In this way, we tried to map if the teachers discuss about the gender issues in the classroom, as well as to describe the teachers' perception about the theme and their opinions about the subject. The research followed the line of a qualitative approach, divided in two parts: the semistructured interview and the field research. In order to do so, we conducted semi-structured interviews with eight middle school teachers, as well as observations of some of the classrooms, as well as the daily life of the school with the purpose of analyzing the dynamics that occur in the school space that contribute to the reproduction of inequalities. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4160 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Danielle Pereira C..pdf | 435,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.