Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4161
Título: A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA DOS DOCENTES DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: análise das produções bibliográficas.
Título(s) alternativo(s): THE SCIENTIFIC COMMUNICATION OF TEACHERS OF THE SCIENCE CENTER SOCIAL OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF MARANHÃO: analysis of bibliographic productions.
Autor(es): CORDEIRO, Larissa Silva
Palavras-chave: Comunicação Científica; Produção Bibliográfica; Currículo Lattes
Scientific Communication; Bibliographic Production; Curriculum Lattes
Data do documento: 21-Dez-2018
Editor: UFMA
Resumo: Estudo sobre a produção bibliográfica dos docentes da Universidade Federal do Maranhão. Explana a comunicação científica, considerada a divulgação dos resultados dos estudos dos pesquisadores, que efetua-se a partir da publicação das pesquisas em diversos canais de comunicação e se configura como a essência da ciência, na qual acontece seu desenvolvimento e evolução. Investiga a produção científica dos docentes do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (CCSo/UFMA), a fim de responder os seguintes questionamentos: Qual o panorama da Comunicação Científica no CCSo/UFMA? É possível identificar o perfil dos docentes do CCSo no que se refere à formação acadêmica, participação em projetos de pesquisa e extensão, e tipo de produção bibliográfica? Existe uma relação do indicador básico de produção com o departamento de origem do docente? A participação do professor em Programas de Pós-Graduação interfere no indicador de produção bibliográfica? Possui por objetivo geral analisar, a partir da bibliometria, o perfil dos docentes do CCSo/UFMA, visando mapear a produção científica dos professores no que se refere às publicações bibliográficas registradas na Plataforma Lattes, no período de 2007 a 2017. Do ponto de vista metodológico a pesquisa se caracteriza quanto aos seus objetivos como descritiva, referente ao método qualifica-se como um estudo de caso, quanto à abordagem identifica-se como pesquisa quantitativa, além de ter empregado em sua etapa inicial a pesquisa bibliográfica e documental. A coleta de dados foi realizada na Plataforma Lattes, por meio dos registros das produções bibliográficas recuperados nos Currículos Lattes dos docentes pesquisados. O instrumento de coleta de dados foi uma ficha de análise construída na ferramenta Google Forms, com variáveis dispostas conforme a tipologia e ordem estabelecida pelo CNPq no que tange às produções bibliográficas. Conclui que os docentes dos departamentos de Biblioteconomia, Economia, Educação II e Serviço Social do CCSo/UFMA são os que possuem o maior índice de produção. Sugere que que estudos dessa natureza tenham continuidade e aprofundamento.
Descrição: Study on the bibliographic production of the professors of the Federal University of Maranhão. It explains the scientific communication, considered the dissemination of the results of the studies of the researchers, which is carried out from the publication of the researches in several channels of communication and is configured as the essence of science, in which its development and evolution happens. Investigates the scientific production of the professors of the Center of Social Sciences of the Federal University of Maranhão (CCSo/UFMA), in order to answer the following questions: What is the panorama of Scientific Communication in CCSo/UFMA? Is it possible to identify the profile of CCSo teachers in academic training, participation in research and extension projects, and type of bibliographic production? Is there a relation between the basic production indicator and the department of origin of the teacher? Does the teacher's participation in Graduate Programs interfere with the bibliographic production indicator? It has as general objective to analyze, from the bibliometrics, the profile of the professors of the CCSo/UFMA, aiming to map the scientific production of the teachers about the bibliographic publications registered in the Plataforma Lattes, from 2007 to 2017. From the methodological point of view, the research characterizes itself as a descriptive one, referring to the method, it qualifies as a case study, as regards the approach identified as a quantitative research, in addition to having used in its initial stage bibliographical research and documentary. Data collection was carried out in the Lattes Platform, through the records of the bibliographic productions recovered in the Lattes Curricula of the researched teachers. The data collection instrument was an analysis form built in the Google Forms tool, with variables arranged according to the typology and order established by the CNPq regarding the bibliographic productions. It concludes that the professors of the Departments of Librarianship, Economy, Education II and Social Service of CCSo/UFMA are those that have the highest production index. It suggests that studies of this nature should continue and deepen.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4161
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

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