Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4164
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Camila Ramos-
dc.date.accessioned2019-12-09T14:03:43Z-
dc.date.available2019-12-09T14:03:43Z-
dc.date.issued2019-02-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4164-
dc.descriptionThis article aims to analyze the senses of the learning process among children with reading and writing difficulties and to identify the causes that guide these difficulties, such as the school context, the family context and also the assessment of what is learning for the participating students. The methods used are of qualitative character with descriptive aspects, having as instrument of data collection interviews, participant observations, simple texts and drawings that were sent to the students, seeking information about the subject in question. In order to foster the present discussions, a theoretical framework is sought in Vygotsky (2001), Arroyo (2000) and others. In this perspective, it was approached fundamental aspects to identify where is the difficulty of learning of each child, whether it is individual, in the family relation or in the school. From each category we have been able to reach the expected objectives to infer the learning feeling in each participant. This research presents some of the analyzes carried out in the course of this work. It is expected that they will be able to contribute succinctly to the teachers who are interested in being mediators in the teaching-learning process and to provide students with knowledge difficulties, making them citizens critical and committed to social reality.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo analisar os sentidos do processo de aprendizagem entre crianças com dificuldade na leitura e escrita e identificar as causas que norteiam essas dificuldades, como o contexto escolar, familiar e também a avaliação sobre o que é aprendizagem para os alunos participantes. Os métodos utilizados são de caráter qualitativo com aspectos descritivos, tendo como instrumento de coleta de dados, entrevistas, observações participante, textos simples e desenhos que foram lançados aos alunos, buscando informações acerca do tema em questão. No sentido de fomentar as discussões presente neste, busca-se arcabouço teórico em Vygotsky (2001), Arroyo (2000), entre outros. Nessa perspectiva, foram abordados aspectos fundamentais para identificar onde está a dificuldade de aprendizagem de cada criança, se é individual, na relação familiar ou na escola. A partir de cada categoria abordada, conseguimos alcançar os objetivos esperados para inferir o sentindo de aprendizagem em cada participante. Esta pesquisa apresenta algumas das análises realizadas no decorrer deste trabalho, espera-se que consigam contribuir de forma sucinta com os docentes que se interessarem em serem mediadores no processo ensino-aprendizagem e oportunizar aos alunos com dificuldades o conhecimento, tornando-os cidadãos críticos e compromissados com a realidade social.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectDificuldade de Aprendizagem; Leitura; Escritapt_BR
dc.subjectLearning Difficulty; Reading; Writingpt_BR
dc.titleOs sentidos do processo de aprendizagem entre crianças com dificuldade na leitura e escritapt_BR
dc.title.alternativeThe senses of the learning process between children with difficulty in reading and writingpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Ramos Santos.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.