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http://hdl.handle.net/123456789/4189
Título: | AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DO EMPREGO DE ALCOÓIS COMO AGENTE ESTABILIZANTE EM MISTURAS BIO- ÓLEO PIROLÍTICO/DIESEL. |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation of the potential of the use of alcohols as a stabilizing agent in pyrolytic / diesel bio-oil blends. |
Autor(es): | MOREIRA, Priscilla da Silva |
Palavras-chave: | Bio-óleo; Combustível automotivo; Microemulsificação; Resíduos; Pirólise rápida Bio-oil; Automotive fuel; Microemulsification; Leavings; Fast pyrolysis |
Data do documento: | 24-Jun-2019 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O bio-óleo surge como uma fonte alternativa de energia altamente promissora, não apenas pelo seu caráter renovável, mas principalmente por ser produzido a partir de resíduos que não possuem valor comercial, como por exemplo, resíduos gerados em atividades agrícolas. No entanto, apesar deste potencial energético, o bio-óleo necessita passar por processos de melhoramento para que possa ser empregado como combustível automotivo, uma vez que apresenta, em seu estado bruto, algumas características negativas, como por exemplo, alta viscosidade, elevado nível de água e cinzas, baixo poder calorífico, alta corrosividade e instabilidade. Com o objetivo de viabilizar o emprego do bio-óleo como combustível automotivo, avaliou-se o potencial de emprego da tecnologia de microemulsificação como processo de melhoramento, visando a obtenção de misturas estáveis de bio-óleo em diesel, empregando-se alcoóis com agente estabilizante (tensoativo). Para se contornar problemas associados a instabilidade química do bio-óleo, empregou-se neste estudo um bio-óleo sintético e avaliou-se os efeitos da razão bio-óleo/diesel e da natureza do álcool (n-butanol, n-hexanol, n-octanol e isoamílico) no processo de formulação das misturas. Os resultados obtidos demonstraram que o n-octanol foi o mais eficiente dentre os álcoois estudados para promover a estabilização do sistema. A razão volumétrica bio-óleo/diesel ótima foi de 3:7 e a concentração ideal do n-octanol 0,85 M. O potencial de aplicação das misturas foi avaliado em termos do seu poder calorífico, massa específica, viscosidade cinemática e índice de viscosidade. |
Descrição: | Bio-oil emerges as a highly promising alternative source of energy, not only for its renewable character, but mainly because it is produced from wastes that have no commercial value, such as wastes generated in agricultural activities. However, in spite of this energy potential, bio-oil needs to undergo improvement processes so that it can be used as an automotive fuel, since it has, in its raw state, some disadvantages, such as high viscosity, high level of water and ash, low calorific value, high corrosivity and instability. With the objective of making the use of bio-oil as an automotive fuel feasible, it was evaluated the potential of microemulsification technology as a upgrading process, aiming at obtaining stable mixtures of bio-oil in diesel, using alcohols as agent stabilizer (surfactant). In order to overcome problems associated with chemical instability of the bio-oil, a synthetic bio-oil was used in this study and the effects of the bio-oil/diesel ratio and the nature of the alcohol (n-butanol, n-hexanol, n-octanol and isoamylic) in the process of formulating the mixtures were evaluated. The results obtained shows that n-octanol was the most efficient among the alcohols studied to promote the stabilization of the system. The optimum bio-oil/diesel volumetric ratio was 3:7 and the optimum n-octanol concentration 0,85 M. The application potential of the blends was evaluated in terms of their calorific value, specific mass, kinematic viscosity and viscosity index. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4189 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Engenharia Química do Campus do Bacanga |
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