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http://hdl.handle.net/123456789/4191
Título: | A CONSTRUÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A POLÍTICA DE COTAS RACIAIS: entre estudantes do ensino médio e universitários. |
Título(s) alternativo(s): | CONSTRUCTION OF DISCUSSIONS ON RACIAL QUOTA POLICY: between high school and college students. |
Autor(es): | NUNES, Karine Silva |
Palavras-chave: | Cotas raciais; Educação; Identidade étnico-racial Racial Quotas; Education; Ethnic-racial identity |
Data do documento: | 26-Jun-2018 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Este trabalho aborda a questão da política de cotas raciais para ingressar nas universidades, focando principalmente nas cotas para estudantes negros. Tem como objetivo principal a análise dos discursos de estudantes do ensino médio e universitários acerca da política de cotas. Associa esses discursos às construções sociais sobre as relações étnico-raciais, destacando a influência das instituições de ensino na formação de concepções contra ou a favor da política de cotas. Este estudo tem como fundamentação, a análise social e histórica do negro na sociedade brasileira, notadamente os pressupostos da luta pela igualdade racial, tomando a política de cotas como estratégica nesse processo. Para a construção dos dados foi realizada uma pesquisa quantitativa/qualitativa com alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e alunos de uma escola pública estadual a fim de entender como é formada a concepção desses estudantes sobre a política de cotas raciais. Constata-se que há uma falta de informação nos ambientes escolares sobre as cotas raciais, essa que foi implantada em 2007 na UFMA ainda é desconhecida por muitos. Fato esse associado ao silêncio sobre as relações étnico-raciais na educação básica. Aponta que há um desconforto por parte da população em se afirmar como negro, uma problemática da identidade que interfere na construção de discursos sobre as cotas. Relaciona a construção do discurso sobre as cotas na educação básica, permeada por estes fatores, com os discursos dos estudantes universitários, que demonstram alguma alteração nos anos finais do curso. Desta forma, conclui-se que a educação para as relações étnico-raciais, na educação básica e no ensino superior, é um eixo estruturante para se pensar a realização dos pressupostos da política de cotas e da igualdade racial. |
Descrição: | This paper addresses the issue of racial quota policy for university entry, focusing mainly on quotas for black students. Its main objective is to discourse analysis of high school and university students about the politics of quotas. He associates these discourses with social constructions about ethnic-racial relations, emphasizing the influence of educational institutions on the formation of conceptions against or in favor of quota policy. This study is based on the social and historical analysis of black people in Brazilian society, notably the assumptions of the struggle for racial equality, taking quota policy as strategic in this process. For the construction of the data it was A quantitative / qualitative research was conducted with students from the Federal University of Maranhão (UFMA) and students from a state public school in order to understand how it is These students' conception of racial quota policy was formed. It appears that there are lack of information in school environments about racial quotas, which was deployed in 2007 at UFMA is still unknown to many. Fact associated with silence on ethnic-racial relations in basic education. Points out that there is a discomfort on the part of the population to assert themselves as black, a problematic of the identity that interferes with the construction of quota discourses. Relates the construction of the speech about quotas in basic education, permeated by these factors, with the students' speeches college students, who show some change in the final years of the course. Thus, It is concluded that education for ethnic-racial relations, in basic education and in is a structuring axis for thinking about the fulfillment of the quotas and racial equality |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4191 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú |
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