Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4195
Título: GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA: uma aplicação no Ensino Fundamental do Colégio Santa Teresa em São Luís-MA.
Título(s) alternativo(s): GAMIFICATION IN THE READING LEARNING PROCESS: A application in the Elementary School of Santa Teresa College in São Luís-MA.
Autor(es): CARVALHO, Silvestre Matos de
Palavras-chave: Gamificação na educação; Motivação educacional; Processo de aprendizagem da leitura; Colégio Santa Teresa
Gamification in education; Educational motivation; Santa Teresa College
Data do documento: 9-Fev-2019
Editor: UFMA
Resumo: O estudo relata uma experiência com alunos do Ensino Fundamental do Colégio Santa Teresa em São Luís-MA. O objetivo geral é analisar o uso de atividades gamificadas no incentivo à leitura na Biblioteca do Colégio Santa Teresa. A metodologia utilizada teve como base pesquisa exploratória e descritiva e com procedimento técnico pautado na pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem quantitativa. O universo da pesquisa compôs-se de alunos e professores do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Os resultados encontrados foram satisfatórios em relação da inclusão da gamificação no processo de ensino aprendizagem em salas de aula no Brasil. Assim, a gamificação pode ter um papel importante na educação por proporcionar, motivação, trabalho em equipe, assimilação de conteúdo, dentre outros benefícios.
Descrição: The present study reports on an experience lived with elementary school students of the Santa Teresa College, using activities that benefit the education and training of readers. The general objective is to analyze the use of gamma activities to encourage reading in the Libary do Colégio Santa Teresa. The methodology used was based on exploratory and descriptive research and with a technical procedure based on bibliographical and field research, with a quantitative approach. The research universe was the students and teachers from the 2nd year to the 5th year of elementary school. The results were satisfactory in relation to the inclusion of gamification in the process of teaching learning in classrooms in Brazil. Thus, gamification can play an important role in education by providing, motivation, teamwork, assimilation of content, and other benefits.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4195
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

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