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http://hdl.handle.net/123456789/4196
Título: | DESAFIOS E BARREIRAS DO NÚCLEO DE BIBLIOTECAS DA UFMA NO PROCESSO DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE. |
Título(s) alternativo(s): | CHALLENGES AND BARRIERS OF THE UFMA CORE LIBRARIES IN THE INCLUSION AND ACCESSIBILITY PROCESS. |
Autor(es): | COSTA, Sônia Maria da Conceição Oliveira |
Palavras-chave: | Biblioteca Universitária; Inclusão; Acessibilidade; Políticas públicas University Library; Inclusion; Accessibility; Public policy |
Data do documento: | 6-Ago-2019 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Este estudo tem como principal foco a pessoa com deficiência no espaço universitário, enfatizando os aspectos históricos, políticos e educacionais dentro de um contexto de exclusão e das perspectivas atuais de inclusão. Objetiva investigar as políticas educacionais de acessibilidade e inclusão e os mecanismos utilizados para se adequar às exigências legais e normativas. Apresenta um novo paradigma no modo de viver e lidar com a pessoa com deficiência, levantando questões sobre a maneira preconceituosa da condição humana na área da educação e informação, partindo do ambiente social e político. O estudo se baseia em pesquisa de campo, biográfica e documental, e os sujeitos da pesquisa se constitui nos seguintes: diretora do Núcleo de Bibliotecas, diretora do Núcleo de Acessibilidade, bibliotecárias e alunos com deficiência da Universidade Federal do Maranhão localizada em São Luís. Foi utilizada uma metodologia de coleta de dados. Os resultados obtidos, baseados nas entrevistas semiestruturada com as diretoras e aplicação de questionários aos alunos com deficiência, indicam que para o acesso à informação é fundamental a boa disposição dos gestores e bibliotecários; não basta a garantia da normativa legal, depende da postura destes profissionais, das estratégias utilizadas, apoios técnicos especializados e das tecnologias assistivas que vão auxiliar na apropriação do conhecimento. |
Descrição: | This study focuses on people with disabilities in the university space, emphasizing the historical, political and educational aspects within a context of exclusion and current perspectives of inclusion. It aims to investigate the educational policies of accessibility and inclusion and the mechanisms used to adapt to legal and normative requirements. It presents a new paradigm in the way of living and dealing with people with disabilities, raising questions about the prejudiced way of the human condition in the area of education and information, starting from the social and political environment. The study is based on field research, biographical and documentary, and the research subjects are the following: director of the Library Center, director of the Accessibility Center, librarians and students with disabilities at the Federal University of Maranhão located in São Luís. A data collection methodology was used. The results obtained, based on semi-structured interviews with the principals and the application of questionnaires to students with disabilities, indicate that the good disposition of managers and librarians is essential for access to information; The guarantee of legal rules is not enough, it depends on the attitude of these professionals, the strategies used, specialized technical support and assistive technologies that will help in the appropriation of knowledge. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4196 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga |
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