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http://hdl.handle.net/123456789/4197
Título: | A REPRESENTATIVIDADE DO LICEU MARANHENSE NA IMPRENSA OFICIAL (1831 a 1886). |
Título(s) alternativo(s): | THE REPRESENTATION OF LICEU MARANHENSE IN THE OFFICIAL PRESS (1831 to 1886). |
Autor(es): | SILVA, Phellype Kássio Barbosa da |
Palavras-chave: | Imprensa Oficial; Liceu Maranhense; Maranhão oitocentista; Fontes históricas Official Press; Liceu Maranhense; Nineteenth Maranhão; Historical Sources |
Data do documento: | 7-Ago-2019 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Analisa a representatividade do Liceu Maranhense na imprensa oficial maranhense, publicada entre os anos de 1831 e 1886, privilegiando o uso dos jornais O Publicador Official e Publicado Maranhense como fontes históricas. Para tanto, descreve a natureza, função e finalidade das folhas periódicas que compuseram a imprensa oficial do Maranhão no período oitocentista, destacando as condições de sua produção e circulação; identifica e organiza os discursos referentes ao Liceu inscritos nos jornais O Publicador Official e Publicador Maranhense e verifica que o mesmo foi citado mais 400 vezes na imprensa oficial, sendo mais frequente a sua menção nas seções de: Anúncios, Editais, Listas, Comunicados, Parte Oficial e Noticiário; além disso, disserta sobre a representatividade do Liceu na imprensa oficial maranhense, visando os argumentos inscritos, os autores e editores dos discursos impressos, e o lugar que esses sujeitos e os próprios jornais ocuparam na sociedade. A abordagem teórica metodológica utilizada se baseou nos pressupostos da História Cultural, obedecendo às indicações metodológicas de uma análise feita a partir dos três elementos indissociáveis: 1. História dos objetos na sua materialidade, 2. História das práticas nas suas diferenças e 3. História dos dispositivos sociais, conceituais e psíquicos; com o auxilio da Configuração Textual das Fontes Documentais como técnica de análise de conteúdo. Conclui que a representatividade do Liceu Maranhense na imprensa oficial foi pautada a partir das noções de promoção dessa instituição enquanto reduto de intelectuais e que exercia grande controle sobre as atividades desenvolvidas por sua comunidade escolar, além de frequentemente prestar contas com a população maranhense sobre os investimentos públicos angariados pela escola e também divulgar as ações na sociedade realizadas pelo seu alunado e a importância dos liceístas, seja alunos ou professores, para a sociedade maranhense. |
Descrição: | It analyzes the representativeness of the Maranhense High School in the official press of Maranhão, published between the years 1831 and 1886, privileging the use of the Official Publishing and Maranhense newspapers as historical sources. To this end, it describes the nature, function and purpose of the periodicals that made up the official press of Maranhão in the nineteenth period, highlighting the conditions of its production and circulation; identifies and organizes the speeches referring to the High School registered in the newspapers The Official Publisher and Publisher Maranhense and notes that it has been cited more than 400 times in the official press, most often mentioned in the sections: Announcements, Announcements, Lists, Announcements, Part Official and News; It also discusses the representativeness of the Lyceum in the official press of Maranhão, focusing on the inscribed arguments, the authors and editors of the printed speeches, and the place that these subjects and the newspapers themselves occupied in society. The methodological theoretical approach used was based on the assumptions of Cultural History, following the methodological indications of an analysis made from the three inseparable elements: 1. History of objects in their materiality, 2. History of practices in their differences and 3. History of social, conceptual and psychic devices; with the help of the Textual Configuration of Documentary Sources as a technique of content analysis. It concludes that the representativeness of the Maranhense High School in the official press was based on the notions of promotion of this institution as a stronghold of intellectuals and that exercised great control over the activities carried out by its school community, besides frequently being accountable to the population of Maranhão on investments. publics raised by the school and also publicize the actions in society carried out by its students and the importance of lyceists, whether students or teachers, for Maranhão society. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4197 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga |
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